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dc.creatorAlves, Monica Pinz
dc.date.accessioned2016-07-25T15:35:30Z-
dc.date.available2015-11-05
dc.date.available2016-07-25T15:35:30Z-
dc.date.issued2015-07-31
dc.identifier.citationALVES, Monica Pinz. Educação por princípios: uma abordagem de ensino e aprendizagem para o pleno desenvolvimento do indivíduo. 2015. 198 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/589-
dc.description.abstractThe goal of this dissertation is to present the teaching and learning approach called Education through Principles, a methodological proposal which originated in the United States and its relation with the holistic development of the students. The research of bibliographic character first does a survey of the public policies currently in effect in the Brazilian educational system, presenting the guidelines which foresee the holistic development of the individual exposing some existing frailties in the day to day life of the schools. In sequence the research describes Education through Principles, presenting its approach to teaching and learning, its methodological proposal and how it proposes a holistic development, body, soul and spirit, investigating the pedagogical elements used in the daily life of the schools which use this approach. The Elementarisierung (elementarization) approach, a German educational proposal, described in the work for the curricular component of Religious Education in Germany, has as its goal to contribute to the holistic development of the person and is inserted in this work to verify the possibility of helping in the Education through Principles approach. At the end of the dissertation, based on the public policies and the approaches which were researched, the focus turns to the profile of the educator, his or her academic formation, spirituality and internal disposition faced with the proposal of contributing to the holistic development of the student.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação por princípiospor
dc.subjectProposta pedagógicapor
dc.subjectMétodospor
dc.subjectElementarisierungpor
dc.subjectEDUCAÇÃO E RELIGIÃOpor
dc.subjectEducation through principleseng
dc.subjectPedagogical proposaleng
dc.subjectMethodseng
dc.subjectElementarisierungeng
dc.titleEducação por princípios: uma abordagem de ensino e aprendizagem para o pleno desenvolvimento do indivíduopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.contributor.referee3Cunha, Kátia Silva
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117por
dc.contributor.referee4Kunz, Marivete Zanoni
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5398997327124397por
dc.description.resumoA presente tese objetiva apresentar a abordagem de ensino e aprendizagem denominada Educação por Princípios, uma proposta metodológica originada dos Estados Unidos, e sua relação com o pleno desenvolvimento dos educandos e das educandas. A pesquisa de cunho bibliográfico primeiramente faz um levantamento sobre as políticas públicas vigentes no sistema educacional brasileiro, apresentando as diretrizes que preveem o pleno desenvolvimento do indivíduo expondo algumas fragilidades existentes no dia a dia das escolas. A seguir a pesquisa descreve a Educação por Princípios, apresentando sua abordagem de ensino e aprendizagem, sua proposta metodológica e como esta propõe o desenvolvimento integral, corpo, alma e espírito, investigando os elementos pedagógicos utilizados nas escolas que adotam esta abordagem. A abordagem da Elementarisierung (elementarização), uma proposta educacional alemã, descrita para o trabalho no componente curricular de Ensino Religioso na Alemanha, tem como objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa e é inserida neste trabalho para averiguar a possibilidade de auxiliar na abordagem da Educaçao por Princípios. Ao finalizar a tese, com base nas políticas públicas e nas abordagens pesquisadas, o enfoque é voltado ao perfil do educador e da educadora, sua formação acadêmica, espiritualidade e disposição interior frente à proposta de contribuir para o pleno desenvolvimento do educando e da educanda.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0166716091056837por
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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