Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/587
Title: Identidade étnico-racial no contexto das políticas de ação afirmativa
metadata.dc.creator: Lima, Francisco José Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodolpho, Adriane Luisa
Keywords: Ensino superior;Ação afirmativa;Identidades;Raças;Negro;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Undergraduate Studies;Affirmative Action;Identities;Races;Black
Issue Date: 7-Dec-2007
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIMA, Francisco José Sousa. Identidade étnico-racial no contexto das políticas de ação afirmativa. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo foi realizado com o propósito de compreender a percepção sobre o ser negro que têm os estudantes que assim se autodeclararam para ter acesso ao ensino superior como beneficiários de políticas de ação afirmativa no Programa Universidade para Todos PROUNI. A pesquisa aconteceu com os estudantes do Centro Universitário Metodista através de observações das atividades acadêmicas e, especificamente, de entrevistas individuais realizadas nesta própria instituição. As idéias de raça, racismo e identidade serviram de orientação teórica, assim como o conceito representações sociais operacionalizou as interpretações dos discursos dos estudantes. A pesquisa indica que, mesmo se classificando como pertencentes a uma só cor/raça negra, os indivíduos percebem de maneira diversa a sua identidade étnicoracial, que se evidencia quando estes elaboram as narrativas para explicitá-la. Também que os processos de socialização que se impõem ao indivíduo nos diferentes momentos pela realidade objetiva implicam em possibilidades de modificação da percepção da sua identidade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/587
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lima_fjs_tm172.pdf891.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.