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dc.creatorLima, Francisco José Sousa
dc.date.accessioned2016-06-17T20:33:33Z-
dc.date.available2008-02-28
dc.date.available2016-06-17T20:33:33Z-
dc.date.issued2007-12-07
dc.identifier.citationLIMA, Francisco José Sousa. Identidade étnico-racial no contexto das políticas de ação afirmativa. 2007. 176 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/587-
dc.description.abstractThe present study has the objective of understanding the perception of being black amongst students who dlecare themselves so in order to have acces to undergraduate studies as beneficiaries of political affirmative actions in the University-For-All Program (PROUNI). The research was done with students who attend the Methodist University Center through the observation of their academic activities and individual interviews done in the Institution. Concepts such as race, racism and identity guided the theoretical framework of the research. and the notion of social representations operationalized the interpretation of the students discourses. This research indicates that even being classified as a member of an only black color/race community, the individuals notice their ethnic-racial identity diversely. That becomes evident when they have to criate narratives to explain their identity. Moreover, the socialization processes to which the individuals are submitted in different moments of their lives through the objective reality may modify the perception of their identity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAção afirmativapor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectRaçaspor
dc.subjectNegropor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectUndergraduate Studieseng
dc.subjectAffirmative Actioneng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectRaceseng
dc.subjectBlackeng
dc.titleIdentidade étnico-racial no contexto das políticas de ação afirmativapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.contributor.referee2Silva, Clemildo Anacleto da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8955379044409979por
dc.description.resumoEste estudo foi realizado com o propósito de compreender a percepção sobre o ser negro que têm os estudantes que assim se autodeclararam para ter acesso ao ensino superior como beneficiários de políticas de ação afirmativa no Programa Universidade para Todos PROUNI. A pesquisa aconteceu com os estudantes do Centro Universitário Metodista através de observações das atividades acadêmicas e, especificamente, de entrevistas individuais realizadas nesta própria instituição. As idéias de raça, racismo e identidade serviram de orientação teórica, assim como o conceito representações sociais operacionalizou as interpretações dos discursos dos estudantes. A pesquisa indica que, mesmo se classificando como pertencentes a uma só cor/raça negra, os indivíduos percebem de maneira diversa a sua identidade étnicoracial, que se evidencia quando estes elaboram as narrativas para explicitá-la. Também que os processos de socialização que se impõem ao indivíduo nos diferentes momentos pela realidade objetiva implicam em possibilidades de modificação da percepção da sua identidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277960137529802por
dc.contributor.advisor1Rodolpho, Adriane Luisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8870369958030574por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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