Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/581
Title: | A hermenêutica epistemológica e ontológica de gênero na educação básica: uma análise da inserção de professores e professoras no magistério |
metadata.dc.creator: | Santos, Renato Mendes dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Musskopf, André Sidnei |
Keywords: | Professoras;Professores;Magistério;Identidade e Gênero;ÉTICA E GESTÃO;Teachers female;Teachers male;Teaching profession;Identity and gender |
Issue Date: | 9-Jan-2015 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SANTOS, Renato Mendes dos. A hermenêutica epistemológica e ontológica de gênero na educação básica: uma análise da inserção de professores e professoras no magistério. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa intitulada A HERMENÊUTICA EPISTEMOLÓGICA E ONTOLÓGICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma análise da inserção de professores e professoras no magistério teve a intencionalidade de compreender e analisar aspectos da constituição identitária profissional de professoras e professores no exercício do magistério no Estado do Pará no que tange à concepção de identidade e gênero enfatizando a questão de sexo, cor/raça e formação superior. A investigação efetivou-se a partir de estudos bibliográficos, de caráter exploratório e descritivo, feita com base em dados quantitativos envolvendo dados do MEC/Inep/Deed/ ano de 2013, e da análise de diversas produções literárias e acadêmicas. No primeiro momento, o conteúdo versará acerca da desmistificação sobre gênero, identidade e sexualidade, analisando e questionando a hermenêutica epistemológica de gênero, conceituando o que é gênero; a identidade de gênero; a hermenêutica ontológica de gênero versus educação e sobre a carreira do magistério analisando a questão de gênero e sexualidade. No segundo momento realizou-se estudos analíticos sobre a Educação Básica e suas legislações regulamentares enfatizando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica Nacional LDBEN. Nº. 9.394/96. Efetivando um conhecimento sistêmico quanto à Organização e Estruturação da Educação Básica em relação à Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Médio, desbravando uma percepção comprobatória da atuação de professoras e professores nesses níveis de ensino. E no terceiro momento fez-se a descrição da atuação profissional de professoras e professores que fazem parte da Educação Básica no Estado do Pará, enfatizando a estatística quanto ao número destes em relação ao: sexo, cor/raça e formação superior. Como evidência desta investigação pode-se apontar que há predominância de mulheres na Educação Básica quanto ao número de homens; há prevalência das declarações da cor/raça definidos como parda entre homens e mulheres; e há um índice significativo de profissionais com nível superior. Essas questões fortalecem uma convicção instigante de que na Educação Básica o predomínio é das mulheres enquanto que o número de homens ainda é bastante reduzido nessa área profissional. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/581 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
santos_rm_tmp372.pdf | 2.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.