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dc.creatorSantos, Renato Mendes dos
dc.date.accessioned2016-07-25T15:17:21Z-
dc.date.available2015-11-05
dc.date.available2016-07-25T15:17:21Z-
dc.date.issued2015-01-09
dc.identifier.citationSANTOS, Renato Mendes dos. A hermenêutica epistemológica e ontológica de gênero na educação básica: uma análise da inserção de professores e professoras no magistério. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/581-
dc.description.abstractThe research entitled A HERMENÊUTICA EPISTEMOLÓGICA E ONTOLÓGICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma análise da inserção de professores e professoras no magistério [The epistemological and ontological hermeneutics of gender in basic education: an analysis of the insertion of male and female teachers in the teaching profession] had the intentionality of understanding and analyzing aspects of the professional identity constitution of teachers exercising the teaching profession in the state of Pará as they relate to the conception of identity and gender emphasizing the issue of sex, color/race and higher education. The investigation was carried out through bibliographic studies of exploratory and descriptive character, based on quantitative data involving data from MEC/Inep/Deed/ of the year 2013 and on the analysis of various literary and academic productions. In the first moment the content talks of the demystification of gender, identity and sexuality, analyzing and questioning the epistemological hermeneutics of gender, conceptualizing what gender is; the identity of gender; the ontological hermeneutics of gender versus education and about the teaching career analyzing the issue of gender and sexuality. In the second moment analytical studies on Basic Education and its regulatory legislations were carried out emphasizing the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica Nacional LDBEN [Law of Guidelines and Bases for the National Basic Education] Nº. 9.394/96, effecting a systemic knowledge as to the Organization and Structuring of Basic Education with regard to early childhood education up to Basic Education and Secondary Education, breaking through an evidential perception of the work of teachers at these levels of teaching. And in the third moment a description was produced of the professional work of teachers who are part of the Basic Education system in the state of Pará, emphasizing the statistics as to the number of these with regard to: sex, color/race and higher learning. As evidenced by this investigation one can point out that there is a predominance of women in Basic Education as regards the number of men; there is a prevalence of declaration of color/race being colored among men and women; and there is a significant index of professionals with higher learning. These issues strengthen an instigating conviction that in Basic Education women are predominant while the number of men is still quite reduced in this professional area.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessoraspor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectMagistériopor
dc.subjectIdentidade e Gêneropor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectTeachers femaleeng
dc.subjectTeachers maleeng
dc.subjectTeaching professioneng
dc.subjectIdentity and gendereng
dc.titleA hermenêutica epistemológica e ontológica de gênero na educação básica: uma análise da inserção de professores e professoras no magistériopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoA pesquisa intitulada A HERMENÊUTICA EPISTEMOLÓGICA E ONTOLÓGICA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma análise da inserção de professores e professoras no magistério teve a intencionalidade de compreender e analisar aspectos da constituição identitária profissional de professoras e professores no exercício do magistério no Estado do Pará no que tange à concepção de identidade e gênero enfatizando a questão de sexo, cor/raça e formação superior. A investigação efetivou-se a partir de estudos bibliográficos, de caráter exploratório e descritivo, feita com base em dados quantitativos envolvendo dados do MEC/Inep/Deed/ ano de 2013, e da análise de diversas produções literárias e acadêmicas. No primeiro momento, o conteúdo versará acerca da desmistificação sobre gênero, identidade e sexualidade, analisando e questionando a hermenêutica epistemológica de gênero, conceituando o que é gênero; a identidade de gênero; a hermenêutica ontológica de gênero versus educação e sobre a carreira do magistério analisando a questão de gênero e sexualidade. No segundo momento realizou-se estudos analíticos sobre a Educação Básica e suas legislações regulamentares enfatizando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica Nacional LDBEN. Nº. 9.394/96. Efetivando um conhecimento sistêmico quanto à Organização e Estruturação da Educação Básica em relação à Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Médio, desbravando uma percepção comprobatória da atuação de professoras e professores nesses níveis de ensino. E no terceiro momento fez-se a descrição da atuação profissional de professoras e professores que fazem parte da Educação Básica no Estado do Pará, enfatizando a estatística quanto ao número destes em relação ao: sexo, cor/raça e formação superior. Como evidência desta investigação pode-se apontar que há predominância de mulheres na Educação Básica quanto ao número de homens; há prevalência das declarações da cor/raça definidos como parda entre homens e mulheres; e há um índice significativo de profissionais com nível superior. Essas questões fortalecem uma convicção instigante de que na Educação Básica o predomínio é das mulheres enquanto que o número de homens ainda é bastante reduzido nessa área profissional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939516077724767por
dc.contributor.advisor1Musskopf, André Sidnei
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0540785104686451por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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