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Title: Violência na universidade: uma análise reflexiva nas perspectivas teórica e prático-pedagógica no contexto da UESPI em Parnaíba-PI
metadata.dc.creator: Nascimento, Maria do Rosário Pessoa
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Universidade;Violência;Docência;Responsabilidade;Formação continuada;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;University;Violence;Teaching;Responsibility;Continuing formation
Issue Date: 18-Dec-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: NASCIMENTO, Maria do Rosário Pessoa. Violência na universidade: uma análise reflexiva nas perspectivas teórica e prático-pedagógica no contexto da UESPI em Parnaíba-PI. 2014. 210 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese de doutorado tem como objeto a violência na universidade. Está delimitada por uma análise teórica e prático-reflexiva no contexto da Universidade Estadual do Piauí UESPI, na cidade de Parnaíba-PI. Na fase atual da Modernidade, os segmentos sociais - família, trabalho, lazer, escola - apresentam-se, cada vez, mais exigentes. Na Universidade, é provável que a demanda de novos conhecimentos possa contribuir para que os conflitos venham a surgir entre docentes e dicentes sendo necessário adequar o ensino convencional a novos paradigmas educacionais. Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar os prováveis fatores que motivam a violência na universidade, suas distintas formas de manifestação, métodos pedagógicos e as possíveis formas de superação. Especificamente, espera-se: realizar estudos teóricos sobre a Universidade, a partir dos aspectos conceituais, sua origem e seu percurso histórico, bem como a experiência na realidade brasileira; analisar a indissociação entre pesquisa, conhecimento e informação; conhecer as exigências da prática docente e as mudanças propostas pela Reforma Universitária, considerando a LDB/1996 e os Planos Nacionais previstos para a educação; compreender a facilidade de acesso e delinear o perfil do(a) universitário, quanto ao gênero, bem como nos aspectos acadêmico, financeiro e familiar; investigar a temática da violência nos aspectos conceituais, sua conexão com indisciplina, seu contexto histórico e político, e identificar suas características a partir do local onde ocorre, incluindo a universidade; identificar as formas como se manifesta a violência, a partir dos modelos tradicionais, físico ou psicológico, observando as peculiaridades da violência simbólica e da não-violência; verificar a relação entre violência e escola, enquanto ambiente estudantil, particularmente, na universidade, e discutir a polêmica teoria sobre o trote universitário - brincadeira X violência; mostrar a relevância de alguns segmentos sociais na formação universitária, considerando o papel da família e a educação para a cidadania como fatores que podem contribuir para inibir a violência; realizar uma pesquisa de campo, visando identificar, a partir dos dados coletados, os possíveis fatores indutores da violência no âmbito da universidade, em especial na UESPI, em Parnaíba-PI. A pesquisa parte do seguinte problema: quais são as causas da violência, formas de expressão, métodos pedagógicos utilizados e medidas a serem adotadas pela IES, que visem inibir condutas violentas? E como a educação universitária poderia contribuir para o desenvolvimento da pessoa humana e da sociedade, de modo a ser menos suscetível à prática da violência e quais as possíveis formas de superação? A pesquisa tomou por base os estudos de vários teóricos, como Carolina Imura, Cecília Minayo, Cipriano Luckesi, Danilo Streck, Dirceu Benincá, Hannah Arendt, Hélgio Trindade, Jackes Derrida, Marilena Chauí, Markus Brauer, Moacir Gadotti, Nilo Odália, Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Solenir Kronbrauer, dentre outros. A metodologia adotada tomou por base uma abordagem quali-quantitativa com apresentação de gráficos estatísticos com base nos dados coletados. A pesquisa conclui que, a partir da análise dos dados, a possibilidade de um relacionamento pacífico na universidade exige dos(as) professores(as) uma formação continuada, revisão dos métodos pedagógicos e que, com um olhar mais cuidadoso, procurem compreender a realidade social que envolve as atuais políticas educacionais e as relações pessoais que ocorrem no ambiente universitário.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/571
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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