Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/556
Title: | O projeto social Cidade criança e sua influência na formação integral de crianças em situação de vulnerabilidade social |
metadata.dc.creator: | Castro, Jarbiani Sucupira Alves de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Formação Integral;Educação não-formal;Projeto social;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Integral formation;Non formal education;Social projects |
Issue Date: | 1-Jul-2015 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | CASTRO, Jarbiani Sucupira Alves de. O projeto social Cidade criança e sua influência na formação integral de crianças em situação de vulnerabilidade social. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho realiza uma análise sobre a influência exercida pelas ações do Projeto Cidade Criança para o desenvolvimento integral de crianças em vulnerabilidade social. O referido projeto é realizado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus Cidade dos Funcionários, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará. Neste estudo, buscou-se responder à seguinte questão: como a educação não formal desenvolvida no âmbito do Projeto Social Cidade Criança tem contribuído para a formação integral de crianças? Trata-se, portando, de um estudo de caso, desenvolvido por meio da pesquisa explanatória e, que apesar de ser uma técnica própria à investigação qualitativa, lança mão de evidências quantitativas. Tem como objetivo a compreensão da realidade pesquisada. Para o levantamento dos dados que alicerçam esta pesquisa, tomou-se por base indicadores que levassem a identificação de fatores de risco e proteção a que estavam expostas, bem como a influência das ações do projeto social no desenvolvimento integral das crianças. A análise desta última questão representou o objetivo geral deste estudo, cujos objetivos específicos se detiveram em conceituar a educação integral e o seu contexto histórico no Brasil; identificar a possibilidade de complementaridade entre a educação formal e não-formal no desenvolvimento de uma educação integral; definir o contexto sócio-educacional em que estão inseridas as crianças atendidas pelo Projeto Cidade Criança; identificar a intencionalidade das ações desenvolvidas no Projeto Social Cidade Criança; avaliar a interface da ação pedagógica da escola e projeto social. Compreendendo que educação perpassa todos os espaços de convivência da pessoa, inicialmente buscou-se refletir sobre o conceito de educação integral, realizando para tanto um diálogo entre os conceitos de e educação formal e não-formal e a sua complementaridade como estratégia para o desenvolvimento de uma proposta de educação integral. O aspecto do desenvolvimento humano foi amparado pela abordagem bioecológica, que compreende todos os contextos de vivência da pessoa em desenvolvimento como estruturas interligadas, existindo, portanto a necessidade de diálogo entre eles, devendo estes estabelecer estruturas estáveis para que ocorra um desenvolvimento saudável. Neste sentido, realizou-se a análise do contexto em que estavam inseridas as crianças participantes do projeto, conforme a amostra pré-estabelecida. Desta forma, pretende-se contribuir para uma avaliação quanto à possibilidade de complementaridade entre a educação formal, representada pelo sistema escolar e não-formal, representado pelas ações da sociedade civil organizada para uma formação integral. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/556 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
castro_jsa.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.