Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/540
Title: Dicta Probantia: análise da hermenêutica do estilo de vida do jovem adventista
metadata.dc.creator: Meira Junior, Isaac Malheiros
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachholz, Wilhelm
Keywords: Hermenêutica adventista;Texto-prova;Estilo de vida adventista;Juventude;Religiosidade;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Adventist hermeneutics;Proof-texting;Adventist lifestyle;Youth;Religiousness
Issue Date: 25-May-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: MEIRA JUNIOR, Isaac Malheiros. Dicta Probantia: análise da hermenêutica do estilo de vida do jovem adventista. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa busca identificar e analisar o uso do método texto-prova de interpretação bíblica entre os adventistas do sétimo dia (1986-2013) a partir dos materiais de orientação sobre o estilo de vida do jovem adventista, e sua influência sobre a hermenêutica da juventude adventista. O primeiro capítulo faz uma descrição histórica do "método texto-prova", sua origem e presença no cristianismo em geral e no adventismo em particular. Também faz uma distinção entre tal método e outros recursos hermenêuticos utilizados na teologia adventista, e uma breve avaliação do método à luz dos princípios hermenêuticos oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O segundo capítulo verifica a presença do método texto-prova em materiais de orientação sobre o estilo de vida do jovem adventista, produzidos e divulgados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no período de 1986-2013. Finalmente, o terceiro capítulo avalia a influência do uso do "método texto-prova na espiritualidade e na formação hermenêutica dos jovens adventistas, utilizando-se da teoria dos Estágios da fé , de James Fowler.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/540
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meirajr_imm_tmp362.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.