Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMeira Junior, Isaac Malheiros
dc.date.accessioned2016-07-25T15:53:57Z-
dc.date.available2015-08-14
dc.date.available2016-07-25T15:53:57Z-
dc.date.issued2015-05-25
dc.identifier.citationMEIRA JUNIOR, Isaac Malheiros. Dicta Probantia: análise da hermenêutica do estilo de vida do jovem adventista. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/540-
dc.description.abstractThis research aims to identify and analyze the use of the biblical interpretation method named "proof-text method" among Seventh-day Adventists (1986-2013) in the literature about the lifestyle of young Adventist, and its influence on the hermeneutics of Adventist youth. The first chapter is a historical description of the "proof-text method", its origins and presence in Christianity in general and in particular in Adventism. It also makes a distinction between this method and other hermeneutical resources used in Adventist theology, and a brief review of the method in the light of adventist official hermeneutical principles. The second chapter assesses the presence of the "proof-text method" in guidance materials on the lifestyle of young Adventist, produced and published by the Adventist Church Seventh Day in the 1986-2013 period. Finally, the third chapter analyzes the influence of the use of the "proof-text method" in spirituality and hermeneutical training of young Adventists, using the theory of "Stages of Faith" proposed by James Fowler.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHermenêutica adventistapor
dc.subjectTexto-provapor
dc.subjectEstilo de vida adventistapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectReligiosidadepor
dc.subjectLEITURA E ENSINO DA BÍBLIApor
dc.subjectAdventist hermeneuticseng
dc.subjectProof-textingeng
dc.subjectAdventist lifestyleeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectReligiousnesseng
dc.titleDicta Probantia: análise da hermenêutica do estilo de vida do jovem adventistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Schmitt, Flavio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4051638587142121por
dc.description.resumoEsta pesquisa busca identificar e analisar o uso do método texto-prova de interpretação bíblica entre os adventistas do sétimo dia (1986-2013) a partir dos materiais de orientação sobre o estilo de vida do jovem adventista, e sua influência sobre a hermenêutica da juventude adventista. O primeiro capítulo faz uma descrição histórica do "método texto-prova", sua origem e presença no cristianismo em geral e no adventismo em particular. Também faz uma distinção entre tal método e outros recursos hermenêuticos utilizados na teologia adventista, e uma breve avaliação do método à luz dos princípios hermenêuticos oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O segundo capítulo verifica a presença do método texto-prova em materiais de orientação sobre o estilo de vida do jovem adventista, produzidos e divulgados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no período de 1986-2013. Finalmente, o terceiro capítulo avalia a influência do uso do "método texto-prova na espiritualidade e na formação hermenêutica dos jovens adventistas, utilizando-se da teoria dos Estágios da fé , de James Fowler.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2808260754369923por
dc.contributor.advisor1Wachholz, Wilhelm
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084707254950329por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meirajr_imm_tmp362.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.