Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/54
Title: Revisão bibliográfica do tema Espiritualidade nas empresas à luz de uma compreensão teológica sobre espiritualidade fundamentada no pensamento do teólogo Paul Tillich
metadata.dc.creator: Hoffmann, Allan Renato
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoch, Lothar Carlos
Keywords: Espiritualidade;Empresas;Paul Tillich;TEOLOGIA PRÁTICA;Spirituality;Enterprises;Paul Tillich
Issue Date: 17-Mar-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: HOFFMANN, Allan Renato. Revisão bibliográfica do tema Espiritualidade nas empresas à luz de uma compreensão teológica sobre espiritualidade fundamentada no pensamento do teólogo Paul Tillich. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa é baseada em uma revisão bibliográfica sobre o tema espiritualidade nas empresas , buscando identificá-lo em sua relevância à luz de uma compreensão teológica sobre espiritualidade. A pesquisa restringe-se ao tema espiritualidade nas empresas no contexto brasileiro, tendo como material bibliográfico de revisão as revistas Exame, Revista da Escola Superior de Propaganda e Marketing e Revista Gv- Executivo, além de artigos selecionados na Internet. O primeiro capítulo consiste na revisão exploratória do tema espiritualidade nas empresas , em nível conceitual, buscando compreender sua relevância e intencionalidades no contexto empresarial. No segundo capítulo, com base no pensamento do filósofo e teólogo Paul Tillich (1886- 1965) desenvolve-se uma compreensão sobre espiritualidade como escopo e alvo da efetivação da vida na dimensão do espírito humano, segundo os princípios de integração, criatividade e transcendência da vida e sua efetivação nos atos morais, culturais e religiosos do ser humano, constituindo-se como uma espiritualidade integral . Nas considerações finais, são retomados os principais pontos do primeiro e do segundo capítulos, procurando identificar algumas das possibilidades e limitações do tema espiritualidade nas empresas desde uma perspectiva teológica.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/54
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hoffmann_ar_tm200.pdf674.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.