Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/504
Title: A influência da cultura na práxis evangélica na cidade de Laguna
metadata.dc.creator: Souza, Alzenizio Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Dreher, Carlos Arthur
Keywords: Cultura;Religião;Evangelho;Enculturação;Inculturação;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Culture;Religion;Gospel;Enculturation;Inculturation
Issue Date: 14-Jan-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: SOUZA, Alzenizio Moreira. A influência da cultura na práxis evangélica na cidade de Laguna. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa a influência da cultura na práxis cristã evangélica no contexto da cidade de Laguna. O primeiro capítulo aborda a cultura em suas diversas facetas. Revela a dificuldade de definição do termo e estabelece uma diálogo com teóricos a fim de encontrar um caminho para melhor compreensão e estudo da cultura. Diante de muitas possibilidades de definição, adota-se o pensamento de Rubem Alves que define a cultura como objeto de desejo de algo que outrora o ser humano tivera, mas perdera, e agora é objeto de desejo. A cultura procura suprir a falta desse objeto de desejo, preencher essa ausência, porém, é incapaz. É aí que entra a religião aquilo que a cultura não consegue, a religião tenciona fazer. Por isso, a religião é tratada nesse capítulo como o suprassumo da cultura. Este capítulo se encerra mostrando como a religião molda a cosmovisão e cultura de um povo e sustenta costumes e valores. O segundo capítulo traz um panorama da composição étnico, cultural e religiosa de Laguna. Desde os primórdios, já havia um povo aqui com sua cultura e religião. Mas então, chegaram os colonizadores portugueses e açorianos, os imigrantes, os aventureiros e os escravos. E houve uma fusão que produziu uma nova configuração cultural e religiosa. O terceiro e último capítulo trata da complexa relação da cultura com o evangelho: as principais manifestações religiosas da cidade e sua relação com a cultura e com o evangelho, a tensão na enculturação, tem pontos divergentes e convergentes entre cultura e evangelho. Termina sugerindo que o evangelho por ser transcendente, no processo de enculturação, deve exercer sua supremacia como juiz da cultura. Caso contrário, corre-se o risco de perder tanto um quanto o outro.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/504
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souza_am_tmp366.pdf616.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.