Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Alzenizio Moreira
dc.date.accessioned2016-07-25T15:15:49Z-
dc.date.available2015-04-17
dc.date.available2016-07-25T15:15:49Z-
dc.date.issued2015-01-14
dc.identifier.citationSOUZA, Alzenizio Moreira. A influência da cultura na práxis evangélica na cidade de Laguna. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/504-
dc.description.abstractThis paper analyzes the influence of culture on the Evangelical Christian practice in the context of the city of Laguna. The first chapter deals with culture in its various facets. It reveals the difficulty in defining the term and establishes a dialog with theoreticians so as to find a path to better understand and study culture. Faced with many possibilities of definition, the thought of Rubem Alves was adopted which defines culture as an object of desire of something which the human being had in some other time but lost and now has become an object of desire. Culture seeks to fill this lack of this object of desire, to fulfill the absence, however it is incapable of doing it. This is where religion comes in that which culture cannot do, religion intends to do. That is why religion is treated in this chapter as the epitome of culture. This chapter ends showing how religion shapes the cosmovision and culture of a people and sustains customs and values. The second chapter presents a panorama of the ethnic, cultural and religious composition of Laguna. From the beginning there was a people here with its culture and religion. But then, the Portuguese and Azorean colonizers arrived, the immigrants, the adventurers and the slaves. And there was a fusion which produced a new cultural and religious configuration. The third and last chapter deals with the complex relation of culture with the Gospel: the main religious manifestations of the city and their relation with culture and with the Gospel, the tension with enculturation, the divergent and convergent points between culture and the Gospel. It ends suggesting that, since the Gospel is transcendent, in the process of enculturation, it should exercise its supremacy as judge of the culture. Otherwise, one runs the risk of losing both.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectEvangelhopor
dc.subjectEnculturaçãopor
dc.subjectInculturaçãopor
dc.subjectLEITURA E ENSINO DA BÍBLIApor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectReligioneng
dc.subjectGospeleng
dc.subjectEnculturationeng
dc.subjectInculturationeng
dc.titleA influência da cultura na práxis evangélica na cidade de Lagunapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Hoefelmann, Verner
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8692969730711420por
dc.description.resumoEste trabalho analisa a influência da cultura na práxis cristã evangélica no contexto da cidade de Laguna. O primeiro capítulo aborda a cultura em suas diversas facetas. Revela a dificuldade de definição do termo e estabelece uma diálogo com teóricos a fim de encontrar um caminho para melhor compreensão e estudo da cultura. Diante de muitas possibilidades de definição, adota-se o pensamento de Rubem Alves que define a cultura como objeto de desejo de algo que outrora o ser humano tivera, mas perdera, e agora é objeto de desejo. A cultura procura suprir a falta desse objeto de desejo, preencher essa ausência, porém, é incapaz. É aí que entra a religião aquilo que a cultura não consegue, a religião tenciona fazer. Por isso, a religião é tratada nesse capítulo como o suprassumo da cultura. Este capítulo se encerra mostrando como a religião molda a cosmovisão e cultura de um povo e sustenta costumes e valores. O segundo capítulo traz um panorama da composição étnico, cultural e religiosa de Laguna. Desde os primórdios, já havia um povo aqui com sua cultura e religião. Mas então, chegaram os colonizadores portugueses e açorianos, os imigrantes, os aventureiros e os escravos. E houve uma fusão que produziu uma nova configuração cultural e religiosa. O terceiro e último capítulo trata da complexa relação da cultura com o evangelho: as principais manifestações religiosas da cidade e sua relação com a cultura e com o evangelho, a tensão na enculturação, tem pontos divergentes e convergentes entre cultura e evangelho. Termina sugerindo que o evangelho por ser transcendente, no processo de enculturação, deve exercer sua supremacia como juiz da cultura. Caso contrário, corre-se o risco de perder tanto um quanto o outro.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8117325888771374por
dc.contributor.advisor1Dreher, Carlos Arthur
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756558505345369por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
souza_am_tmp366.pdf616.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.