Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/503
Title: | O trabalho desenvolvido pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado "Luiz Carlos da Costa Araújo" com relação ao processo de inclusão dos discentes com deficiência no ensino regular das escolas municipais de ensino fundamental no município de Maracanã, no estrado do Pará |
metadata.dc.creator: | Souza, Lucival Nascimento de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Laura Franch Schmidt da |
Keywords: | Educação Inclusiva;Trabalho Multiprofissional;Política de educação especial;ÉTICA E GESTÃO;Inclusive education;Multidisciplinary work;Special education policy |
Issue Date: | 5-Feb-2015 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SOUZA, Lucival Nascimento de. O trabalho desenvolvido pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado "Luiz Carlos da Costa Araújo" com relação ao processo de inclusão dos discentes com deficiência no ensino regular das escolas municipais de ensino fundamental no município de Maracanã, no estrado do Pará. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
metadata.dc.description.resumo: | No Brasil, o ministério da educação vem adotando como plano de ação a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, pautada em princípios éticos e fundamentada nos direitos humanos. De modo a propor a valorização de todos os alunos que integram a rede de ensino, pública e privada, respeitando as diferenças de cada um durante o processo educacional. Com o intuito de discutir a importância da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a partir de um olhar multiprofissional, a presente dissertação realiza uma análise das ações e o processo de implementação do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Luiz Carlos da Costa Araújo , localizado no munícipio de Maracanã no Estado do Pará. Retratando as atividades desenvolvidas como: acolhimento, educação permanente, visita domiciliar, estudo de caso, encontros com a comunidade, grupos terapêuticos, participação em eventos culturais e ações com as secretarias municipais (saúde, assistência, cultura, agricultura e meio ambiente) que foram realizadas e as que ainda estão em processo de desenvolvimento. A pesquisa foi realizada através de um estudo bibliográfico e análise documental com enfoque qualitativo onde a obtenção de dados foi analisada de acordo com as informações adquiridas no Centro. Chegou-se a conclusão que o CAEE contribui significativamente com as políticas de educação, saúde, e assistência social assumindo um papel fundamental na implementação de políticas públicas voltadas para a educação especial e inclusiva, assim como para formação dos profissionais que estão envolvidos direta e indiretamente com a educação no município de Maracanã PA. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/503 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
souza_ln_tmp379.pdf | 277.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.