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Title: Violência escolar entre alunos do ensino médio integrado: uma análise a partir do Instituto Federal do Ceará-Campus Iguatu
metadata.dc.creator: Barros, Maria Maiza
metadata.dc.contributor.advisor1: Wondracek, Karin Hellen Kepler
Keywords: Violência escolar;Alunos;Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu;Ensino médio integrado;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;School violence;Students;Federal Institute of CearáIguatu Campus;Integrated high school
Issue Date: 5-Jan-2015
Publisher: Faculdades EST
Citation: BARROS, Maria Maiza. Violência escolar entre alunos do ensino médio integrado: uma análise a partir do Instituto Federal do Ceará-Campus Iguatu. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa investigou a violência escolar entre alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu. Tratase de uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre a história da cultura de violência na escola, os principais tipos de violência, as características dos agressores, das vítimas e das testemunhas, diferenças nas formas de violência entre os alunos e a legislação vigente acerca do tema. As análises dos questionários aplicados aos alunos mostraram que: a violência entre os alunos está presente em ambos os sexos, com predominância no sexo masculino, em todas as idades e séries do ensino médio integrado e nos três regimes de matrícula e se manifesta nas formas de violência verbal, física, virtual, psicológica, sexual, bullying e o trote. Os resultados evidenciaram que: a violência entre alunos sempre esteve presente e vem se perpetuando ao longo dos anos apresentandose nos diversos tipos de violência, sendo que o trote e as relações de poder entre alunos de diferentes séries já se tornaram cultura na instituição. Constatouse também que a legislação existente não contempla certas formas de violência encontradas no ambiente escolar, indicando a necessidade de um ajuste para coibilas. Foram abordadas as legislações vigente acerca do tema, iniciando com a lei mais ampla até a mais específica que é o regulamento interno da instituição.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/500
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