Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarros, Maria Maiza
dc.date.accessioned2016-07-25T15:15:00Z-
dc.date.available2015-03-25
dc.date.available2016-07-25T15:15:00Z-
dc.date.issued2015-01-05
dc.identifier.citationBARROS, Maria Maiza. Violência escolar entre alunos do ensino médio integrado: uma análise a partir do Instituto Federal do Ceará-Campus Iguatu. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/500-
dc.description.abstractThis research investigated school violence among the integrated high school students of the Federal Institute of Ceará Iguatu Campus. It is a qualitative and quantitative research about the history of the culture of violence in the school, the main types of violence, the characteristics of the aggressors, the victims and the witnesses, differences in the forms of violence among the students and the current legislation on the theme. The analyses of the questionnaires applied to the students showed that: the violence among the students is present in both sexes, with the predominance being in the masculine sex, and is in all ages and grades of the integrated high school and in the three enrollment regimes and manifests itself in the forms of verbal, physical, virtual, psychological, sexual, bullying and practical joke violence. The results showed that: the violence among the students has always been present and has been perpetuated throughout the years presenting itself in various types of violence, being that the practical jokes and the power relations between students of different grades has already become culture in the institution. It was also observed that the existing legislation does not contemplate certain forms of violence found in the school environment, indicating a need for adjustment in order to inhibit these forms of violence. We dealt with the current legislations on the theme, beginning with the broadest law going to the most specific which is the internal regulations of the institution.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectInstituto Federal do Ceará Campus Iguatupor
dc.subjectEnsino médio integradopor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectSchool violenceeng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectFederal Institute of CearáIguatu Campuseng
dc.subjectIntegrated high schooleng
dc.titleViolência escolar entre alunos do ensino médio integrado: uma análise a partir do Instituto Federal do Ceará-Campus Iguatupor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou a violência escolar entre alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará Campus Iguatu. Tratase de uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre a história da cultura de violência na escola, os principais tipos de violência, as características dos agressores, das vítimas e das testemunhas, diferenças nas formas de violência entre os alunos e a legislação vigente acerca do tema. As análises dos questionários aplicados aos alunos mostraram que: a violência entre os alunos está presente em ambos os sexos, com predominância no sexo masculino, em todas as idades e séries do ensino médio integrado e nos três regimes de matrícula e se manifesta nas formas de violência verbal, física, virtual, psicológica, sexual, bullying e o trote. Os resultados evidenciaram que: a violência entre alunos sempre esteve presente e vem se perpetuando ao longo dos anos apresentandose nos diversos tipos de violência, sendo que o trote e as relações de poder entre alunos de diferentes séries já se tornaram cultura na instituição. Constatouse também que a legislação existente não contempla certas formas de violência encontradas no ambiente escolar, indicando a necessidade de um ajuste para coibilas. Foram abordadas as legislações vigente acerca do tema, iniciando com a lei mais ampla até a mais específica que é o regulamento interno da instituição.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1071431769103407por
dc.contributor.advisor1Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308804580424239por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
barros_mm_tmp353.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.