Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiranda, Fernando Antônio Nogueira
dc.date.accessioned2016-07-25T15:37:38Z-
dc.date.available2015-03-11
dc.date.available2016-07-25T15:37:38Z-
dc.date.issued2014-03-15
dc.identifier.citationMIRANDA, Fernando Antônio Nogueira. A interdisciplinaridade no ensino superior: um estudo de caso do projeto interdisciplinar da Faculdade Batista Brasileira, especificamente no curso de Administração de Empresas. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/495-
dc.description.abstractThis paper is a result of a research project which seeks to present the contribution of interdisciplinarity to the development of knowledge in the Business Administration Program of the Faculdade Batista Brasileira [Brazilian Baptist College], discussing its contribution to the cultural enrichment of its students and to the integrated education of the future administrator. Its title is presented as: The interdisciplinarity of higher learning: a case study of the interdisciplinary project of the Faculdade Batista Brasileira, specifically the Business Administration Program. It was developed having as its methodology exploratory bibliographic research, studies of documents and the case study. Its theoretical referential support in the area is with the goal of presenting and discussing the guiding aspects of interdisciplinarity and its quest for overcoming the fragmentation of knowledge. It seeks to analyze how this interdisciplinary methodology is being used in the Business Administration Program of the Faculdade Batista Brasileira, through analyzing the projects developed during the program by the students and professors. Besides this it also deals with each one of the projects developed during the semester in the program, analyzing them from an interdisciplinary perspective, demonstrating the ever greater possibility of constructing new paths of knowledge. The work ends with the comprehension that interdisciplinary studies can generate new investigations and new ideas, depending, as well, on the advancement itself of the disciplines which make up these studies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectCurrículo de Cursopor
dc.subjectProposta Curricularpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAdministração de Empresaspor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectProgram Curriculumeng
dc.subjectCurricular Proposaleng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectBusiness Administrationeng
dc.titleA interdisciplinaridade no ensino superior: um estudo de caso do projeto interdisciplinar da Faculdade Batista Brasileira, especificamente no curso de Administração de Empresaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Fischer, Beatriz Terezinha Daudt
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4948105804186093por
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa que busca apresentar a contribuição da interdisciplinaridade para o desenvolvimento do conhecimento no Curso de Administração de Empresas da Faculdade Batista Brasileira, discutindo sua contribuição para o enriquecimento cultural de seus alunos e a educação integrada do futuro administrador. Apresenta como título: A interdisciplinaridade no ensino superior: um estudo de caso do projeto interdisciplinar da Faculdade Batista Brasileira, especificamente no Curso de Administração de Empresas. Foi desenvolvido tomando por metodologia a pesquisa bibliográfica exploratória, o estudo documental e o estudo de caso. Tem como sustentação referencial teórico na área, com o objetivo de apresentar e discutir os aspectos norteadores da interdisciplinaridade e sua busca pela superação da fragmentação do conhecimento. Busca analisar como esta metodologia interdisciplinar vem sendo trabalhada no Curso de Administração de Empresas da Faculdade Batista Brasileira, por meio da análise dos projetos desenvolvidos no transcorrer do curso, por alunos e professores. Aborda ainda cada um dos projetos desenvolvidos semestralmente no curso, analisando-os sob a ótica interdisciplinar, demonstrando a possibilidade de construção cada vez maior de novos caminhos do saber. O trabalho finaliza com a compreensão de que estudos interdisciplinares podem gerar novas investigações e novas ideias, dependendo inclusive do próprio avanço das disciplinas que compõem estes estudos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9088594657144985por
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
miranda_fan_tm276.pdf539.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.