Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/485
Title: Confessionalidade na escola: a relação entre religião e educação no projeto educativo da Rede Marista
metadata.dc.creator: Borba, Fernanda Matos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Remi
Keywords: Confessionalidade;Educação;Identidade Religiosa;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Confessionality;Education;Religious Identity
Issue Date: 30-Jul-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: BORBA, Fernanda Matos de. Confessionalidade na escola: a relação entre religião e educação no projeto educativo da Rede Marista. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: A confessionalidade na escola é o tema do presente trabalho, que pretende apresentar uma pesquisa referente à relação entre religião e educação no projeto educativo da Rede Marista de Educação Básica, desvendando influências e evidências de como a confessionalidade católica se caracteriza e perpassa o projeto educacional do Colégio Marista Pio XII, uma das unidades educacionais da Rede Marista, situado em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Para a realização deste estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica documental, acerca dos temas desenvolvidos para a compreensão do assunto, e análise de conteúdo, segundo Laurence Bardin, como aporte para a construção de categorias para a análise qualitativa. Na pesquisa com os documentos maristas, foram elencadas três categorias de análise: escola confessional, escola em pastoral e escola marista. Dividida em dois capítulos, esta dissertação trata, primeiramente, de conceitos e aspectos relevantes na compreensão da relação entre religião e educação na escola, tais como identidade religiosa, confessionalidade e pluralidade religiosa, educação confessional, ensino religioso, a questão do carisma fundacional nas escolas católicas, sua inserção na sociedade e contribuição na perspectiva da ética. Na segunda parte, encontra-se uma breve explicação sobre a escola confessional católica e a análise dos documentos maristas, de acordo com os objetivos da pesquisa. A partir desse estudo, conclui-se que o Colégio Marista Pio XII manifesta sua confessionalidade católica e marista através de seus documentos, está em consonância com a Igreja Católica e tem claro seu papel missionário e educativo na sociedade.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/485
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
borba_fm_tm278.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.