Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorba, Fernanda Matos de
dc.date.accessioned2016-07-25T15:29:42Z-
dc.date.available2014-12-02
dc.date.available2016-07-25T15:29:42Z-
dc.date.issued2014-07-30
dc.identifier.citationBORBA, Fernanda Matos de. Confessionalidade na escola: a relação entre religião e educação no projeto educativo da Rede Marista. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/485-
dc.description.abstractConfessionality in the school is the theme of this paper which intends to present research with regard to the relation between religion and education in the educational Project of the Marist Basic Education Network, unveiling influences and evidences of how the Catholic confessionality is characterized and permeates the educational project of the Colégio Marista Pio XII, one of the educational units of the Marist Network, situated in Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. To carry out this study a documental bibliographic research was carried out about the themes developed in order to understand the issue and analyze the content, according to Laurence Bardin, as a resource for the construction of categories for qualitative analysis. In the research of the Marist documents three categories of analysis were listed: confessional school, school in ministry and a Marist school. Divided into two chapters, this thesis initially deals with relevant concepts and aspects in the comprehension of the relation between religion and education in the school, such as religious identity, confessionality and religious plurality, confessional education, religious education, the issue of the foundational charisma in Catholic schools, their insertion in society and their contribution to the ethics perspective. In the second part one finds a brief explanation about the Catholic confessional school and the analysis of the Maris documents, according to the goals of the research. Based on this study, the conclusion is that the Colégio Marista Pio XII manifests its Catholic and Marist confessionality through its documents, it is in consonance with the Catholic Church and is very clear about its missionary and educational role in society.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConfessionalidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIdentidade Religiosapor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectConfessionalityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReligious Identityeng
dc.titleConfessionalidade na escola: a relação entre religião e educação no projeto educativo da Rede Maristapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.contributor.referee2Adams, Telmo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293725605745367por
dc.description.resumoA confessionalidade na escola é o tema do presente trabalho, que pretende apresentar uma pesquisa referente à relação entre religião e educação no projeto educativo da Rede Marista de Educação Básica, desvendando influências e evidências de como a confessionalidade católica se caracteriza e perpassa o projeto educacional do Colégio Marista Pio XII, uma das unidades educacionais da Rede Marista, situado em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Para a realização deste estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica documental, acerca dos temas desenvolvidos para a compreensão do assunto, e análise de conteúdo, segundo Laurence Bardin, como aporte para a construção de categorias para a análise qualitativa. Na pesquisa com os documentos maristas, foram elencadas três categorias de análise: escola confessional, escola em pastoral e escola marista. Dividida em dois capítulos, esta dissertação trata, primeiramente, de conceitos e aspectos relevantes na compreensão da relação entre religião e educação na escola, tais como identidade religiosa, confessionalidade e pluralidade religiosa, educação confessional, ensino religioso, a questão do carisma fundacional nas escolas católicas, sua inserção na sociedade e contribuição na perspectiva da ética. Na segunda parte, encontra-se uma breve explicação sobre a escola confessional católica e a análise dos documentos maristas, de acordo com os objetivos da pesquisa. A partir desse estudo, conclui-se que o Colégio Marista Pio XII manifesta sua confessionalidade católica e marista através de seus documentos, está em consonância com a Igreja Católica e tem claro seu papel missionário e educativo na sociedade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768949106962796por
dc.contributor.advisor1Klein, Remi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
borba_fm_tm278.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.