Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/477
Title: Elementos teopedagógicos afrocentrados para superação da violência de gênero contra as mulheres negras: diálogo com a comunidade-terreiro Ilè À Se Yemojá Omi Olodó e "O acolhimento que alimenta a ancestralidade"
metadata.dc.creator: Lira, Lilian Conceição da Silva Pessoa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Zwetsch, Roberto Ervino
Keywords: Comunidade-Terreiro;Batuque;Anglicanismo;Tradição;Afrocentricidade;Ancestralidade;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Afro-centricity;Ancestrality;Anglicanism;Batuque;Candomblé;Terreiro Community;Ethnicity;Gender;Black Women;Race;Raciality;Tradition
Issue Date: 21-Mar-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: LIRA, Lilian Conceição da Silva Pessoa de. Elementos teopedagógicos afrocentrados para superação da violência de gênero contra as mulheres negras: diálogo com a comunidade-terreiro Ilè À Se Yemojá Omi Olodó e "O acolhimento que alimenta a ancestralidade". 2014. 271 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: A presente tese é fruto do diálogo entre a tradição cristã anglicana e a tradição do Batuque, com o objetivo de identificar nas ações educativas e nos processos pedagógicos da Comunidade-Terreiro Ilè Àṣẹ Yemọjá Omi Olodò, elementos teopedagógicos de empoderamento e autonomia das mulheres negras, possibilitando melhores condições para superação da violência de gênero. Sendo seu contexto latino-americano, adota a metodologia de pesquisa própria da Teologia da Libertação (TdL), que tem na tríade ver-julgar-agir seus passos metodológicos. Cada passo é assumido por um dos três capítulos que compõem o texto, sendo possível ver o cenário das religiões afro-brasileiras e afro-gaúchas, com foco especial na única tradição de matriz africana no Rio Grande do Sul: o Batuque, bem como apresentar as características do papel das mulheres nesse complexo religioso. São apresentados também um panorama da história do Ilè e a descrição das suas ações educativas e dos seus processos pedagógicos. O embasamento teórico da pesquisa parte das conceituações de gênero, violência de gênero, violência contra as mulheres negras, etnicidade e religião, para assegurar suas relações a partir da compreensão de uma interseccionalidade emergente, que tem na tradição e na ancestralidade aspectos afrocentrados para julgar a realidade de violência de gênero contra as mulheres negras. Na sequência, é feita a análise, numa perspectiva afrocentrada, de depoimentos de cinco mulheres negras e da liderança do Terreiro, a partir da qual foi possível identificar o alimento que alimenta a ancestralidade como processo civilizatório de (re)fundação da humanidade como elementos teopedagógicos que podem contribuir para o fortalecimento das ações para superação da violência de gênero contra as mulheres negras.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/477
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lira_lcsp_td129.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.