Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLira, Lilian Conceição da Silva Pessoa de
dc.date.accessioned2016-07-25T15:28:10Z-
dc.date.available2014-08-26
dc.date.available2016-07-25T15:28:10Z-
dc.date.issued2014-03-21
dc.identifier.citationLIRA, Lilian Conceição da Silva Pessoa de. Elementos teopedagógicos afrocentrados para superação da violência de gênero contra as mulheres negras: diálogo com a comunidade-terreiro Ilè À Se Yemojá Omi Olodó e "O acolhimento que alimenta a ancestralidade". 2014. 271 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/477-
dc.description.abstractThe current thesis is a fruit of the dialog between the Anglican Christian tradition and the Batuque tradition, with the goal of identifying within the educational actions and the pedagogical processes of the Terreiro Community Ilè Àṣẹ Yemọjá Omi Olodò, theo-pedagogical elements of empowerment and autonomy of the black women, making it possible to have better conditions to overcome gender violence. Since its context is Latin American, it adopts the research methodology that is specific to Liberation Theology, which has as its methodological steps the triad see-judge-act. Each step is dealt with by one of the three chapters which make up the text, being that it is possible to see the scenario of the Afro-Brazilian and Afro-Gaúcho religions with a special focus on the only African matrix tradition in Rio Grande do Sul: the Batuque, as well as to present the characteristics of the role of the women in this religious complex. A panorama of the history of the Ilè and the description of its educational actions and its pedagogical processes are presented. The theoretical base of the research stems from the conceptualizations of gender, gender violence, violence against black women, ethnicity and religion, to assure their relations based on the comprehension of an emerging intersectionalism, which has, within the tradition and ancestry, Afro-centered aspects with which to judge the reality of gender violence against black women. In sequence, an analysis is made from an Afro-centered perspective, of the testimonies of five black women and of the leader of the Terreiro, from which it was possible to identify the food which feeds the ancestry as a civilizational process of (re)founding humanity with theo-pedagogical elements which can contribute to the strengthening of the actions for overcoming gender violence against black women.eng
dc.description.sponsorshipJunta Nacional de Educação Teológica da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunidade-Terreiropor
dc.subjectBatuquepor
dc.subjectAnglicanismopor
dc.subjectTradiçãopor
dc.subjectAfrocentricidadepor
dc.subjectAncestralidadepor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectAfro-centricityeng
dc.subjectAncestralityeng
dc.subjectAnglicanismeng
dc.subjectBatuqueeng
dc.subjectCandombléeng
dc.subjectTerreiro Communityeng
dc.subjectEthnicityeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectBlack Womeneng
dc.subjectRaceeng
dc.subjectRacialityeng
dc.subjectTraditioneng
dc.titleElementos teopedagógicos afrocentrados para superação da violência de gênero contra as mulheres negras: diálogo com a comunidade-terreiro Ilè À Se Yemojá Omi Olodó e "O acolhimento que alimenta a ancestralidade"por
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Musskopf, André Sidnei
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0540785104686451por
dc.contributor.referee2Bobsin, Oneide
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746por
dc.contributor.referee3Oliveira, Irene Dias de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592965474559311por
dc.contributor.referee4Botelho, Denise Maria
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5168554413015642por
dc.description.resumoA presente tese é fruto do diálogo entre a tradição cristã anglicana e a tradição do Batuque, com o objetivo de identificar nas ações educativas e nos processos pedagógicos da Comunidade-Terreiro Ilè Àṣẹ Yemọjá Omi Olodò, elementos teopedagógicos de empoderamento e autonomia das mulheres negras, possibilitando melhores condições para superação da violência de gênero. Sendo seu contexto latino-americano, adota a metodologia de pesquisa própria da Teologia da Libertação (TdL), que tem na tríade ver-julgar-agir seus passos metodológicos. Cada passo é assumido por um dos três capítulos que compõem o texto, sendo possível ver o cenário das religiões afro-brasileiras e afro-gaúchas, com foco especial na única tradição de matriz africana no Rio Grande do Sul: o Batuque, bem como apresentar as características do papel das mulheres nesse complexo religioso. São apresentados também um panorama da história do Ilè e a descrição das suas ações educativas e dos seus processos pedagógicos. O embasamento teórico da pesquisa parte das conceituações de gênero, violência de gênero, violência contra as mulheres negras, etnicidade e religião, para assegurar suas relações a partir da compreensão de uma interseccionalidade emergente, que tem na tradição e na ancestralidade aspectos afrocentrados para julgar a realidade de violência de gênero contra as mulheres negras. Na sequência, é feita a análise, numa perspectiva afrocentrada, de depoimentos de cinco mulheres negras e da liderança do Terreiro, a partir da qual foi possível identificar o alimento que alimenta a ancestralidade como processo civilizatório de (re)fundação da humanidade como elementos teopedagógicos que podem contribuir para o fortalecimento das ações para superação da violência de gênero contra as mulheres negras.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5340516632893519por
dc.contributor.advisor1Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lira_lcsp_td129.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.