Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/471
Title: | Educação e relações étnico/raciais no Brasil: algumas considerações |
metadata.dc.creator: | Souza, Gilsivan Montes de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Kronbauer, Selenir Correa Gonçalves |
Keywords: | Educação;Cultura Afro-brasileira;África;Relações étnico/raciais;ÉTICA E GESTÃO;Education;Afro-Brazilian Culture;Africa;Ethno / racial |
Issue Date: | 25-Mar-2012 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SOUZA, Gilsivan Montes de. Educação e relações étnico/raciais no Brasil: algumas considerações. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012. |
metadata.dc.description.resumo: | Fruto de uma intensa atividade intelectual e politica por parte de atores sociais, os quais percebem na participação afro-descendente um dos pilares da construção sociocultural brasileira, as ações resultantes dessa luta começam a ter efeitos mais sólidos em meio aos processos deliberativos educacionais, como, por exemplo, a criação da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Africana obrigatória nas grades curriculares das instituições de ensino superior do país, dentre outras. Desta forma, o presente trabalho de conclusão de mestrado profissional visa analisar a questão educacional relacionada aos negros e às etnias no Brasil, bem como avaliar algumas mudanças significativas concretizadas por meio de certas politicas públicas que vem sendo colocadas em prática no decorrer do século XX. Para tanto, intenta-se delimitar a presente pesquisa, de caráter bibliográfico, a partir de um viés histórico e social no que tange sua perspectiva teórico-conceitual. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/471 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
souza_gmd_tmp219.pdf | 611.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.