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dc.creatorSouza, Gilsivan Montes de
dc.date.accessioned2016-07-25T15:56:08Z-
dc.date.available2014-08-26
dc.date.available2016-07-25T15:56:08Z-
dc.date.issued2012-03-25
dc.identifier.citationSOUZA, Gilsivan Montes de. Educação e relações étnico/raciais no Brasil: algumas considerações. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/471-
dc.description.abstractFruit of an intense intellectual activity and policy by social actors, which perceive participation african descent one of the pillars of the Brazilian sociocultural, the resulting actions that fight start having stronger effects among the deliberative processes of education, as for example, the creation of the discipline of History and Afro-Brazilian and African compulsory in the curricula of higher education institutions in the country, among others. Thus, this final paper aims to analyze the professional master education issue related to the black and ethnic groups in Brazil, as well as evaluating some significant changes implemented by means of certain public policies that have been put into practice in the course of the twentieth century. Therefore, attempts to define the present research, bibliographical, from a social and historical bias regarding their theoretical-conceptual.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCultura Afro-brasileirapor
dc.subjectÁfricapor
dc.subjectRelações étnico/raciaispor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAfro-Brazilian Cultureeng
dc.subjectAfricaeng
dc.subjectEthno / racialeng
dc.titleEducação e relações étnico/raciais no Brasil: algumas consideraçõespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225por
dc.description.resumoFruto de uma intensa atividade intelectual e politica por parte de atores sociais, os quais percebem na participação afro-descendente um dos pilares da construção sociocultural brasileira, as ações resultantes dessa luta começam a ter efeitos mais sólidos em meio aos processos deliberativos educacionais, como, por exemplo, a criação da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira e Africana obrigatória nas grades curriculares das instituições de ensino superior do país, dentre outras. Desta forma, o presente trabalho de conclusão de mestrado profissional visa analisar a questão educacional relacionada aos negros e às etnias no Brasil, bem como avaliar algumas mudanças significativas concretizadas por meio de certas politicas públicas que vem sendo colocadas em prática no decorrer do século XX. Para tanto, intenta-se delimitar a presente pesquisa, de caráter bibliográfico, a partir de um viés histórico e social no que tange sua perspectiva teórico-conceitual.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Kronbauer, Selenir Correa Gonçalves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076141952423077por
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