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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/464
Title: | Por uma teologia da imagem em movimento : uma troca de olhar com o cinema a partir da obra de Andrei A.Tarkovski, no horizonte da Teologia de Paul Tillich. |
metadata.dc.creator: | Santos, Joe Marçal Gonçalves dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mueller, Enio Ronald |
Keywords: | Andrei Tarkovski;Paul Tillich;Teologia e Imagem;Olhar;Andrei Tarkovski;Paul Tillich;Theology and Image;View;TEOLOGIA E HISTÓRIA |
Issue Date: | 22-Mar-2006 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SANTOS, Joe Marçal Gonçalves dos. Por uma teologia da imagem em movimento : uma troca de olhar com o cinema a partir da obra de Andrei A.Tarkovski, no horizonte da Teologia de Paul Tillich.. 2006. 243 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. |
metadata.dc.description.resumo: | Um estudo sobre o olhar cinematográfico a partir da obra do cineasta russo ANDREI ARSENSEVICH TARKOVSKI (1934-1986), na perspectiva de uma recepção estético-teológica do filme como referência para uma teologia da imagem em movimento. O primeiro capítulo desenvolve uma ontogênese da criação cinematográfica a partir da trajetória artísticobiográfica do cineasta, tendo em vista delinear a formação de um olhar a partir da relação autor e obra, que Tarkovski entendia como a ligação orgânica da qual depende toda arte. O segundo capítulo analisa o último filme realizado pelo diretor, O Sacrifício (Suécia, 1986). Apresenta uma sinopse prévia do filme e detalha a imagem movimentada pela câmera de Tarkovski compreendendo-na como uma economia do olhar que o artista cria no filme. Num terceiro ponto, trata de sedimentar a troca de olhar com o filme numa sinóptica teopoética, como perspectiva de um olhar teológico sobre o filme. O terceiro capítulo consiste do momento teórico teológico propriamente dito. Busca assentar a relação cognitiva da teologia com o cinema a partir da metáfora do olhar teológico para, no segundo ponto, definir o objeto de uma teologia da imagem em movimento como a mediação de um olhar. No terceiro ponto, definimos a situação comunicativa de recepção estético-teológica do filme como troca de olhar , a partir da qual desenvolvemos a idéia de uma sinóptica teopoética como perspectiva teológica crítico-criativa de interpretação cinematográfica. Esse estudo se ocupa da experiência de recepção estética do filme a partir de suas implicações para o sujeito do olhar teológico. Afirma o valor heurístico do cinema para a teologia como experiência de crise do olhar e, ao mesmo tempo, de olhar criativo e autotranscendente. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/464 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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