Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/460
Title: | Teologia das e com crianças: características, possibilidades e desafios |
metadata.dc.creator: | Ponick, Edson |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Streck, Gisela Isolde Waechter |
Keywords: | Teologia das crianças;Parábolas;Participação;Hermenêutica filosófica;TEOLOGIA PRÁTICA;Children s theology;Parables;Participation;Philosophical hermeneutics |
Issue Date: | 20-Mar-2014 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | PONICK, Edson. Teologia das e com crianças: características, possibilidades e desafios. 2014. 221 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa é sobre a teologia das crianças. Analisa o conteúdo e a forma da reflexão teológica produzida e suscitada por crianças por meio de sua interação com histórias bíblicas. Acontece com um grupo de crianças num contexto escolar. Embora tenha sua base na pesquisa participante, tanto sua realização quanto a análise dos dados fundamentam-se na hermenêutica filosófica de Gadamer, especialmente nas suas considerações sobre o outro, o círculo hermenêutico, a linguagem, o jogo e os preconceitos. Ao longo de um semestre, foram realizados encontros com crianças, propondo diferentes estratégias de conversação sobre parábolas de Jesus. Caracteriza, primeiramente, quem é a criança que hoje nos interpela, por meio de um diálogo com aportes dos estudos da infância. Apresenta a criança como agente da pós-modernidade e trata da sua participação na sociedade de consumo. Segue mencionando as teologias que possibilitam abordagens diferenciadas e mais inclusivas da fé cristã. Destaca experiências diversificadas de teologia com crianças em outros países. Mostra que a interpretação hermenêutica dos dados resultantes das conversações apresenta a preocupação ecológica, enquanto criação de Deus, a sensibilidade com relação às pessoas excluídas em nossa sociedade, a abertura e a honestidade para questionar e argumentar. A tese sustenta que a participação das crianças nos encontros acontece de forma dinâmica e alegre, movimento próprio das crianças realizarem suas descobertas, reflexões e produções teológicas. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/460 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ponick_e_td124.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.