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dc.creatorPonick, Edson
dc.date.accessioned2016-06-17T20:32:26Z-
dc.date.available2014-08-27
dc.date.available2016-06-17T20:32:26Z-
dc.date.issued2014-03-20
dc.identifier.citationPONICK, Edson. Teologia das e com crianças: características, possibilidades e desafios. 2014. 221 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/460-
dc.description.abstractThis research on children s theology analyzes the content and form of the theological reflections produced and raised by a group of children interacting with biblical stories in a school context. Although based on participatory research, both the execution of the project and the analysis of the generated data are grounded on the philosophical hermeneutics of Gadamer, particularly his considerations on the other, the hermeneutic circle, language, games and prejudices. Over a semester we held meetings with children in which different strategies for talking about the parables of Jesus were applied. The paper starts out by outlining what characterizes this child that addresses us today, in a dialogue supported by contributions from several childhood studies. It presents the child as an agent of post-modernity and discusses his/her participation in the consumer society. It then turns to theologies that allow for differentiated and more inclusive approaches to the Christian faith, while also highlighting some very diversified experiences of theology with children in other countries. The research demonstrates that the hermeneutical interpretation of the data arising from the talks reveals an ecologic concern with the environment as God s creation, an awareness regarding people that are excluded from our society, as well as openness and honesty to raise questions and present arguments. The thesis maintains that the dynamic and joyful participation of the children typifies the meetings as appropriate occasions for the children to make their own discoveries, reflections and theological productions.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeologia das criançaspor
dc.subjectParábolaspor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectHermenêutica filosóficapor
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApor
dc.subjectChildren s theologyeng
dc.subjectParableseng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectPhilosophical hermeneuticseng
dc.titleTeologia das e com crianças: características, possibilidades e desafiospor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443por
dc.contributor.referee2Klein, Remi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee3Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024105249647787por
dc.contributor.referee4Delgado, Ana Cristina Coll
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2435682042060684por
dc.description.resumoEsta pesquisa é sobre a teologia das crianças. Analisa o conteúdo e a forma da reflexão teológica produzida e suscitada por crianças por meio de sua interação com histórias bíblicas. Acontece com um grupo de crianças num contexto escolar. Embora tenha sua base na pesquisa participante, tanto sua realização quanto a análise dos dados fundamentam-se na hermenêutica filosófica de Gadamer, especialmente nas suas considerações sobre o outro, o círculo hermenêutico, a linguagem, o jogo e os preconceitos. Ao longo de um semestre, foram realizados encontros com crianças, propondo diferentes estratégias de conversação sobre parábolas de Jesus. Caracteriza, primeiramente, quem é a criança que hoje nos interpela, por meio de um diálogo com aportes dos estudos da infância. Apresenta a criança como agente da pós-modernidade e trata da sua participação na sociedade de consumo. Segue mencionando as teologias que possibilitam abordagens diferenciadas e mais inclusivas da fé cristã. Destaca experiências diversificadas de teologia com crianças em outros países. Mostra que a interpretação hermenêutica dos dados resultantes das conversações apresenta a preocupação ecológica, enquanto criação de Deus, a sensibilidade com relação às pessoas excluídas em nossa sociedade, a abertura e a honestidade para questionar e argumentar. A tese sustenta que a participação das crianças nos encontros acontece de forma dinâmica e alegre, movimento próprio das crianças realizarem suas descobertas, reflexões e produções teológicas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3902097869731480por
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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