Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/457
Title: A gestão na Rede Sinodal de Educação
metadata.dc.creator: Becker, Tiago
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandenburg, Laude Erandi
Keywords: Rede Sinodal de Educação;Escola evangélico luterana;Gestão escolar;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Sinodal Education Network;Evangelical-Lutheran school;School management
Issue Date: 6-Mar-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: BECKER, Tiago. A gestão na Rede Sinodal de Educação. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a gestão escolar na Rede Sinodal de Educação a partir da análise de textos e documentos divulgados pela própria Rede. A primeira parte apresenta o conceito de gestão escolar. Uma escola tem responsabilidade única com a sociedade de garantir o aprendizado dos estudantes. Portanto, a gestão se utiliza de ferramentas que promovam a democratização de seus processos, a participação das pessoas envolvidas, o desenvolvimento e a aprendizagem contínua tanto de seus profissionais como da instituição em si. Na segunda parte, é abordada a gestão escolar realizada na Rede Sinodal de Educação. A pesquisa revelou que a escola evangélico-luterana busca o desenvolvimento contínuo das pessoas que nela atuam. Há um conjunto de iniciativas da Rede voltadas para o desenvolvimento de lideranças que possam atuar na própria instituição ou em escolas coirmãs. Além disso, existe uma clara relação da gestão com os princípios evangélico-luteranos que norteiam a prática pedagógica. Por último, a pesquisa concluiu que um dos maiores desafios da gestão está em procurar a renovação a fim de garantir a sobrevivência das instituições diante das mudanças e das novas exigências.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/457
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File SizeFormat 
becker_t_tm272.pdf914.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.