Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/457
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBecker, Tiago
dc.date.accessioned2016-06-17T20:32:24Z-
dc.date.available2014-07-18
dc.date.available2016-06-17T20:32:24Z-
dc.date.issued2014-03-06
dc.identifier.citationBECKER, Tiago. A gestão na Rede Sinodal de Educação. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/457-
dc.description.abstractThis paper deals with school management in the Rede Sinodal de Educação [Sinodal Education Network] based on the analysis of texts and documents disclosed by the Network itself. The first part presents the concept of school management. A school has a unique responsibility toward society, to guarantee that the students learn. Therefore the management uses tools to promote the democratization of its processes, the participation of the people involved, the development and continuing learning process of its professionals as well as of the institution itself. The second part deals with the school management carried out in the Sinodal Education Network. The research revealed that the Lutheran Evangelical school seeks the continuous development of the people who work in it. There is a set of initiatives of the Network directed toward the development of leaderships who can work in the institution itself or in sister schools. Besides this, there is a clear relationship between the management and the Evangelical Lutheran principles which guide the pedagogical practice. Last, the research concluded that one of the major challenges of the management is to seek renewal so as to guarantee the survival of the institutions confronted with changes and new demands.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRede Sinodal de Educaçãopor
dc.subjectEscola evangélico luteranapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectSinodal Education Networkeng
dc.subjectEvangelical-Lutheran schooleng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleA gestão na Rede Sinodal de Educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Streck, Danilo Romeu
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250864123409266por
dc.description.resumoEste trabalho aborda a gestão escolar na Rede Sinodal de Educação a partir da análise de textos e documentos divulgados pela própria Rede. A primeira parte apresenta o conceito de gestão escolar. Uma escola tem responsabilidade única com a sociedade de garantir o aprendizado dos estudantes. Portanto, a gestão se utiliza de ferramentas que promovam a democratização de seus processos, a participação das pessoas envolvidas, o desenvolvimento e a aprendizagem contínua tanto de seus profissionais como da instituição em si. Na segunda parte, é abordada a gestão escolar realizada na Rede Sinodal de Educação. A pesquisa revelou que a escola evangélico-luterana busca o desenvolvimento contínuo das pessoas que nela atuam. Há um conjunto de iniciativas da Rede voltadas para o desenvolvimento de lideranças que possam atuar na própria instituição ou em escolas coirmãs. Além disso, existe uma clara relação da gestão com os princípios evangélico-luteranos que norteiam a prática pedagógica. Por último, a pesquisa concluiu que um dos maiores desafios da gestão está em procurar a renovação a fim de garantir a sobrevivência das instituições diante das mudanças e das novas exigências.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3290309489114393por
dc.contributor.advisor1Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File SizeFormat 
becker_t_tm272.pdf914.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.