Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/451
Title: Análise do processo de revisão das práticas de gestão escolar com base em resultados da avaliação do ensino, à luz de princípios éticos
metadata.dc.creator: Andrade, Ivana Paula Ferraz de
metadata.dc.contributor.advisor1: Schreiber, Dusan
Keywords: Avaliação;Gestão;Ética;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Evaluation;Mangement;Ethics
Issue Date: 7-Apr-2014
Publisher: Faculdades EST
Citation: ANDRADE, Ivana Paula Ferraz de. Análise do processo de revisão das práticas de gestão escolar com base em resultados da avaliação do ensino, à luz de princípios éticos. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.
metadata.dc.description.resumo: Na última década do século XX, com a publicação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96, instala-se um novo cenário para a condução da educação brasileira. É o momento de reestruturar a concepção de administração escolar para uma visão democrática, em que a unidade escolar passa a ter uma gestão participativa com o fortalecimento de um Conselho Colegiado, representado por todos os segmentos da escola: corpo docente, discente, técnico, pais e gestores. Neste contexto surge o Enem, uma avaliação em larga escala, que passa a ser o principal recurso de seleção para o ingresso ao nível superior. A partir dessa nova exigência, foi necessária a revisão do projeto político pedagógico, vislumbrando uma educação de qualidade que atendesse às novas exigências sociais. Deste modo, esta pesquisa realizou-se por conta da necessidade de se refletir sobre avaliação e a importância dela numa gestão escolar democrática e ética, como também na formação do estudante. Assim, o objeto dessa pesquisa foi uma análise das implicações na avaliação em larga escala ENEM no processo de ensino aprendizagem, bem como uma reflexão sobre a prática do educador e da escola à luz do conhecimento teórico articulado com valores éticos. Para tanto, foi utilizado para o embasamento desta pesquisa o método estudo de caso múltiplo que pode ser conduzido para explorar, descrever e explicar associado à teoria da análise do discurso, o que melhor atenderia ao objetivo geral Estudar o nível de utilização dos resultados do ENEM para subsidiar as políticas pedagógicas em três escolas públicas de Vitória da Conquista à luz de princípios éticos .
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/451
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andrade_ipf_tmp330.pdf430.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.