Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndrade, Ivana Paula Ferraz de
dc.date.accessioned2016-06-17T20:32:20Z-
dc.date.available2014-06-10
dc.date.available2016-06-17T20:32:20Z-
dc.date.issued2014-04-07
dc.identifier.citationANDRADE, Ivana Paula Ferraz de. Análise do processo de revisão das práticas de gestão escolar com base em resultados da avaliação do ensino, à luz de princípios éticos. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/451-
dc.description.abstractIn the last decade of the XX century, with the publication of the Law of Guidelines and Bases for National Education 9.394/96, a new scenario for conducting Brazilian education is installed. It is the moment for restructuring the conception of school administration toward a democratic perspective, where the school entity begins to have a participative management with the strengthening of a Collegiate Council, with representation from all the segments of the school: faculty, student body, technical staff, parents and administrators. Within this context the Enem arises, which is an evaluation exam on the larger national scale and becomes the main selection resource for entering higher level education. Based on this new requirement, a review of the pedagogical political project became necessary, aiming at a quality education which could meet the new social demands. In this way, this research was carried out because of the need to reflect about evaluation and the importance of evaluation within a democratic and ethical school management, as well as for the formation of the student. Thus the goal of this research was to analyze the implications of the large scale evaluation ENEM on the learning teaching process, as well as to be a reflection on the practice of the educator and of the school in light of the theoretical knowledge that is articulated with ethical values. For this, the method of multiple case studies was used for providing the foundation for this research. This method can be conducted to explore, describe and explain associated with the discourse analysis theory, what would best be able to attend to the general goal of Studying the level of use of the results of the ENEM to supplement the pedagogical policies in three public schools of Vitória da Conquista in the light of ethical principles .eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectMangementeng
dc.subjectEthicseng
dc.titleAnálise do processo de revisão das práticas de gestão escolar com base em resultados da avaliação do ensino, à luz de princípios éticospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471por
dc.description.resumoNa última década do século XX, com a publicação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96, instala-se um novo cenário para a condução da educação brasileira. É o momento de reestruturar a concepção de administração escolar para uma visão democrática, em que a unidade escolar passa a ter uma gestão participativa com o fortalecimento de um Conselho Colegiado, representado por todos os segmentos da escola: corpo docente, discente, técnico, pais e gestores. Neste contexto surge o Enem, uma avaliação em larga escala, que passa a ser o principal recurso de seleção para o ingresso ao nível superior. A partir dessa nova exigência, foi necessária a revisão do projeto político pedagógico, vislumbrando uma educação de qualidade que atendesse às novas exigências sociais. Deste modo, esta pesquisa realizou-se por conta da necessidade de se refletir sobre avaliação e a importância dela numa gestão escolar democrática e ética, como também na formação do estudante. Assim, o objeto dessa pesquisa foi uma análise das implicações na avaliação em larga escala ENEM no processo de ensino aprendizagem, bem como uma reflexão sobre a prática do educador e da escola à luz do conhecimento teórico articulado com valores éticos. Para tanto, foi utilizado para o embasamento desta pesquisa o método estudo de caso múltiplo que pode ser conduzido para explorar, descrever e explicar associado à teoria da análise do discurso, o que melhor atenderia ao objetivo geral Estudar o nível de utilização dos resultados do ENEM para subsidiar as políticas pedagógicas em três escolas públicas de Vitória da Conquista à luz de princípios éticos .por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541670475545890por
dc.contributor.advisor1Schreiber, Dusan
dc.contributor.advisor1LattesSCHREIBER, D.por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andrade_ipf_tmp330.pdf430.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.