Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/45
Title: A música sacra de Leo Schneider : uma voz no deserto
metadata.dc.creator: Dorfman, Paulo
metadata.dc.contributor.advisor1: Ewald, Werner
Keywords: Leo Schneider;História da Música Sacra Brasileira;História da Música Protestante no Brasil;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Leo Schneider;History of Brazilian Sacred Music;History of Protestant Music in Brazil
Issue Date: 12-Feb-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: DORFMAN, Paulo. A música sacra de Leo Schneider : uma voz no deserto. 2008. 97 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho constitui-se como um estudo analítico da obra musical sacra do compositor Porto Alegrense Leo Schneider (1910-1978) baseado em uma seleção de suas principais composições sacras. É dada especial ênfase no estudo da singularidade de seu projeto estético e suas possibilidades como instrumento de educação religiosa. Na primeira parte é mostrada a trajetória pessoal de Leo Schneider, desde suas origens familiares, passando por sua educação formal e musical, ressaltando o ambiente em que viveu e o panorama cultural, social e político de sua época. São focados também aspectos musicais dos principais compositores brasileiros de sua época e também breves considerações sobre o panorama internacional da música de sua época. A ênfase é dada às composições de caráter sacro da época no confronto entre a obra de Leo e seus contemporâneos, buscando também oferecer uma visão da sua obra no contexto das comunidades protestantes em especial as luteranas. Na segunda parte da pesquisa é abordado um olhar sobre a importância do pensamento de Martim Lutero na vida e obra de Leo Schneider, principalmente no que diz respeito aos princípios do reformador quanto ao sentido e o uso da música na igreja. A terceira parte da pesquisa é uma análise de cinco das principais composições de caráter sacro de Leo Schneider, composições estas estudadas em seus aspectos musicais e literários, de maneira a tecer relações de caráter pedagógico nas áreas da música, da teologia e da educação religiosa, demonstrando o lado prático do compositor, visto como um diligente e criativo artista a serviço dos ensinamentos do Evangelho através da música.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/45
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dorfman_p_tm194.pdf612.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.