Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/441
Title: | Ensino religioso escolar: ponderações sobre aspectos dialógicos e epistemológicos |
metadata.dc.creator: | Melo, Arthur Felipe Moreira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Klein, Remi |
Keywords: | Ensino Religioso;Epistemologia;Fenomenologia;Linguagem;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Religious Education;Epistemology;Phenomenology;Language |
Issue Date: | 24-Feb-2014 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | MELO, Arthur Felipe Moreira de. Ensino religioso escolar: ponderações sobre aspectos dialógicos e epistemológicos. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho examina possíveis aportes epistemológicos à prática docente do Ensino Religioso na escola pública, priorizando o professor como principal interlocutor. A dissertação divide-se em três capítulos. O primeiro deles é dedicado ao histórico do Ensino Religioso no Brasil e possui um enfoque mais político. Procura cobrir a história do Ensino Religioso no Brasil desde o período colonial até os dias de hoje, apontando para algumas de suas questões mais atuais. No segundo capítulo é abordada a questão epistemológica do Ensino Religioso, a partir de uma interface entre a fenomenologia e a linguagem. São enfocados alguns pressupostos relacionados à docência do Ensino Religioso, bem como os aspectos de limite e profundidade no trato do fenômeno religioso. Este capítulo contempla ainda a análise de alguns aportes que a perspectiva da interculturalidade oferece ao Ensino Religioso. No terceiro e último capítulo são analisados alguns reflexos epistemológicos na práxis docente do Ensino Religioso. São analisados pontos como a linguagem na literatura de apoio ao Ensino Religioso, a aproximação aos universos semânticos das diferentes tradições religiosas que se fazem representar em sala de aula, as condições gerais do diálogo inter-religioso em sala de aula, a questão do ceticismo na aula de Ensino Religioso e, finalmente, a abordagem do fenômeno do sincretismo. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/441 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
melo_afm_tm269.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.