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dc.creatorMelo, Arthur Felipe Moreira de-
dc.date.accessioned2016-06-17T20:32:14Z-
dc.date.available2014-04-24-
dc.date.available2016-06-17T20:32:14Z-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationMELO, Arthur Felipe Moreira de. Ensino religioso escolar: ponderações sobre aspectos dialógicos e epistemológicos. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/441-
dc.description.abstractThis paper examines possible epistemological contributions to the teaching practice of Religious Education in public schools, prioritizing the teacher as the main interlocutor. The dissertation is divided into three chapters. The first is devoted to the history of Religious Education in Brazil and has rather a political approach. It attempts to cover the history of Religious Education in Brazil from the colonial period to the present day, pointing to some of the most current querries on the subject. The second chapter discusses the epistemological querry of Religious Education from an interface between phenomenology and language. Some of the presuppositons related to the Religious Education teaching practice are addressed as well as the threshold and depth dimensions in the treatment of religious phenomena. This chapter also includes an analysis of some contributions offered by the cross-culture studies to the Religious Education. The third and last chapter analyzes some epistemological reflections on the teaching praxis of Religious Education. Some subjects are analyzed, like the language used in Religious Education supporting literature, the approach to the semantic universe of different religious traditions that are represented in the classroom, general conditions of cross-religious dialogue in the classroom, the issue of skepticism in Religious Education class, and, finally, the approach to the phenomenon of syncretism.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectReligious Educationeng
dc.subjectEpistemologyeng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectLanguageeng
dc.titleEnsino religioso escolar: ponderações sobre aspectos dialógicos e epistemológicospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Brandenburg, Laude Erandi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2720814127433525por
dc.contributor.referee2Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8648726976057922por
dc.description.resumoEste trabalho examina possíveis aportes epistemológicos à prática docente do Ensino Religioso na escola pública, priorizando o professor como principal interlocutor. A dissertação divide-se em três capítulos. O primeiro deles é dedicado ao histórico do Ensino Religioso no Brasil e possui um enfoque mais político. Procura cobrir a história do Ensino Religioso no Brasil desde o período colonial até os dias de hoje, apontando para algumas de suas questões mais atuais. No segundo capítulo é abordada a questão epistemológica do Ensino Religioso, a partir de uma interface entre a fenomenologia e a linguagem. São enfocados alguns pressupostos relacionados à docência do Ensino Religioso, bem como os aspectos de limite e profundidade no trato do fenômeno religioso. Este capítulo contempla ainda a análise de alguns aportes que a perspectiva da interculturalidade oferece ao Ensino Religioso. No terceiro e último capítulo são analisados alguns reflexos epistemológicos na práxis docente do Ensino Religioso. São analisados pontos como a linguagem na literatura de apoio ao Ensino Religioso, a aproximação aos universos semânticos das diferentes tradições religiosas que se fazem representar em sala de aula, as condições gerais do diálogo inter-religioso em sala de aula, a questão do ceticismo na aula de Ensino Religioso e, finalmente, a abordagem do fenômeno do sincretismo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4042659641066513por
dc.contributor.advisor1Klein, Remi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
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