Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/440
Title: A misericórdia que ultrapassa fronteiras: uma leitura sociológica da parábola do Bom Samaritano - Lucas 10.25-37
metadata.dc.creator: Carvalho, Tiago Samuel Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoefelmann, Verner
Keywords: Linguagem;Dialogismo;Gênero;Leitura Sociológica;Leitura dos quatro lados;Parábola;Bom Samaritano;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Language;Dialogism;Genre;Sociological Reading;Reading from the four sides;Parable;Good Samaritan
Issue Date: 11-Oct-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: CARVALHO, Tiago Samuel Lopes de. A misericórdia que ultrapassa fronteiras: uma leitura sociológica da parábola do Bom Samaritano - Lucas 10.25-37. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A língua não é apenas um meio através do qual o ser humano expressa seu pensamento. Também não é apenas um código virtual já pronto e disponível fora do contexto de formação. Qualquer uma dessas compreensões desconsidera, a seu próprio modo, os falantes e situações de uso como determinantes dos fatos e regras da língua. A língua é essencialmente dialógica e deve ser compreendida enquanto forma ou processo de inter-ação , no qual os usuários interagem enquanto sujeitos sociais. Ela não é trabalho de um indivíduo, mas trabalho social e histórico seu e dos outros. E é para os outros e com os outros que ela se constitui. Por isso, se afirma que as interações ocorrem no interior de um enorme contexto social, histórico e ideológico e, nesses limites, a linguagem sofre interferências. Essa concepção exige uma leitura diferenciada do texto bíblico, ou seja, uma abordagem que alcance o aspecto histórico, social e dialógico do texto. Dessa maneira, o que se propõe é a leitura bíblica por meio do método sociológico, a leitura dos quatro lados. Esse método parte do pressuposto de que existem quatro lados ou aspectos que são determinantes na vida social de um povo. É uma metodologia orientada para uma leitura simplificada, com fins didáticos, que apresenta a totalidade do dinamismo social em quatro grandes aspectos ou dimensões da realidade social, a saber: econômico, social, político e ideológico. Fundamentado na concepção dialógica do texto, na teoria dos gêneros, no aspecto histórico-cultural com dados obtidos através de uma análise exegética e, especialmente, no aspecto sociológico da parábola do bom samaritano, este trabalho realiza uma leitura sociológica do texto de Lucas 10.25 37 para alcançar o propósito da parábola do Bom Samaritano. Com essa leitura se identificaram várias vozes sociais que permeiam o texto e, também, uma proposta peculiar de modelo cristão que procura o sujeito do amor cristão em vez de se preocupar com o objeto e o limite dessa compaixão.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/440
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carvalho_tsl_tmp313.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.