Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/44
Title: Teias de saberes nas redes de relações : educação nas escolas sinodais
metadata.dc.creator: Goldmeyer, Marguit Carmem
metadata.dc.contributor.advisor1: Andreola, Balduino Antonio
Keywords: Educação;Reconhecimento da pessoa;Redes de relações e de saberes;Conhecimento;Responsabilidade;Diálogo;Comunhão;Gestão participativa;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Education;Personal recognition;Networks of relationships and insights;Knowledge;Responsibility;Dialogue;Communion;Participative management
Issue Date: 18-Dec-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: GOLDMEYER, Marguit Carmem. Teias de saberes nas redes de relações : educação nas escolas sinodais. 2008. 315 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: A presente tese tem como tema central as redes de relações e o processo de ensinoaprendizagem que são tecidas nas escolas sinodais. São muitos os fios que integram essa rede de relações e de saberes. O conhecimento é o fio principal, que dá consistência aos demais e que permeia, de alguma forma, todas as ações pedagógicas. Junto com ele vem o fio do diálogo, formado por muitos outros importantes fios: respeito, responsabilidade, comprometimento, busca, aceitação e amor. O fio do diálogo encontra-se nas mãos da pessoa e a partir dela ele se liga às demais, promovendo a comunhão e o compartilhamento entre as pessoas e entre os grupos. Percebe-se que, no cenário educacional, há muitos fios envolvidos no tecer da teia de saberes. Muitas pessoas são responsáveis pelo tear, por isso ele é muito belo, mas, às vezes, também se transforma num emaranhado de fios que dificultam uma gestão participativa. Todavia, quando o objetivo está claro: uma educação que dê significado para as vidas, baseada num conhecimento que liberta e provoca mudanças, qualquer nó pode ser desfeito e transformado em aprendizagem a partir da ação do nós , do grupo de pessoas envolvidas. A proposta deste trabalho é tornar esse fio reflexivo muito mais presente no dia-adia da vida escolar. Como a pesquisa foi realizada com educadores de algumas escolas da Rede Sinodal de Educação, que vivem nessa Rede e a tecem diariamente, a opção foi por usar a metáfora da rede e da teia, relacionando a elas outras palavras com sentido metafórico. Nessa teia de saberes que é tecida nas redes de relações, há muitos fios de experiências, de sabedoria, de aprendizagens e de ensinamentos: há muita vida pulsando que pode servir de inspiração e de reflexão para o momento atual que a educação brasileira vive. O espaço da pessoa, o amor, o conhecimento e o diálogo poderão ser os fios inspiradores para uma educação mais humana, justa e solidária.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/44
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
goldmeyer_mc_td78.pdf16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.