Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/44
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGoldmeyer, Marguit Carmem
dc.date.accessioned2016-07-25T15:37:52Z-
dc.date.available2009-05-06
dc.date.available2016-07-25T15:37:52Z-
dc.date.issued2008-12-18
dc.identifier.citationGOLDMEYER, Marguit Carmem. Teias de saberes nas redes de relações : educação nas escolas sinodais. 2008. 315 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/44-
dc.description.abstractThe central theme of this thesis is the teaching-learning process and the networks of relationships that are woven within the Rede Sinodal de Educação school network. A number of threads make up this web of relationships and insights. Knowledge is the main one, the thread that lends consistency to the others and permeates, in one way or another, all pedagogic actions. Along with it comes the thread of dialogue, which in turn is made up of many other important strands: respect, responsibility, commitment, search, acceptance and love. The dialogue thread is held in someone's hands; through this person it reaches others, fostering communion and sharing among people and groups. Within education we perceive a number of threads involved in weaving the web of insights. Many people are responsible for the weaving, which explains the beauty of its pattern, but at times also turns it into an unmanageable tangle of threads. Nevertheless, when the goal is clear: an education that lends meaning to lives, based on knowledge that liberates and brings about change, any knot [in Portuguese: nó] can be undone and transformed in learning through the action taken by "us" [in Portuguese: nós], the people involved. This paper aims at making that reflective thread much more present in everyday school life. The research was carried out with teachers from the network of schools in Brazil called the Rede Sinodal de Educação. As these teachers live within this net and weave it on a daily basis, the option was made to use the metaphor of the net and the web [in Portuguese, 'rede' stands for both words] and tie in a few other related words with a figurative meaning. Within this web of insights, woven in the network of relationships, many threads of experience, wisdom, learning and teaching are found: there is life pulsing in it, which can serve as inspiration and reflection for the moment that Brazilian education is currently going through. Individuality, love, knowledge and dialogue may be the inspiring threads for a more humane, just and solidary education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectReconhecimento da pessoapor
dc.subjectRedes de relações e de saberespor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectResponsabilidadepor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectComunhãopor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPersonal recognitioneng
dc.subjectNetworks of relationships and insightseng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectResponsibilityeng
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectCommunioneng
dc.subjectParticipative managementeng
dc.titleTeias de saberes nas redes de relações : educação nas escolas sinodaispor
dc.typeTesepor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.contributor.referee2Rieth, Ricardo Willy
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854589063294139por
dc.contributor.referee3Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879por
dc.contributor.referee4Streck, Danilo Romeu
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250864123409266por
dc.description.resumoA presente tese tem como tema central as redes de relações e o processo de ensinoaprendizagem que são tecidas nas escolas sinodais. São muitos os fios que integram essa rede de relações e de saberes. O conhecimento é o fio principal, que dá consistência aos demais e que permeia, de alguma forma, todas as ações pedagógicas. Junto com ele vem o fio do diálogo, formado por muitos outros importantes fios: respeito, responsabilidade, comprometimento, busca, aceitação e amor. O fio do diálogo encontra-se nas mãos da pessoa e a partir dela ele se liga às demais, promovendo a comunhão e o compartilhamento entre as pessoas e entre os grupos. Percebe-se que, no cenário educacional, há muitos fios envolvidos no tecer da teia de saberes. Muitas pessoas são responsáveis pelo tear, por isso ele é muito belo, mas, às vezes, também se transforma num emaranhado de fios que dificultam uma gestão participativa. Todavia, quando o objetivo está claro: uma educação que dê significado para as vidas, baseada num conhecimento que liberta e provoca mudanças, qualquer nó pode ser desfeito e transformado em aprendizagem a partir da ação do nós , do grupo de pessoas envolvidas. A proposta deste trabalho é tornar esse fio reflexivo muito mais presente no dia-adia da vida escolar. Como a pesquisa foi realizada com educadores de algumas escolas da Rede Sinodal de Educação, que vivem nessa Rede e a tecem diariamente, a opção foi por usar a metáfora da rede e da teia, relacionando a elas outras palavras com sentido metafórico. Nessa teia de saberes que é tecida nas redes de relações, há muitos fios de experiências, de sabedoria, de aprendizagens e de ensinamentos: há muita vida pulsando que pode servir de inspiração e de reflexão para o momento atual que a educação brasileira vive. O espaço da pessoa, o amor, o conhecimento e o diálogo poderão ser os fios inspiradores para uma educação mais humana, justa e solidária.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750952070438327por
dc.contributor.advisor1Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
goldmeyer_mc_td78.pdf16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.