Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/437
Title: O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
metadata.dc.creator: Franco, Elisângela de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Adolescência;Surdez;Afeto;Inclusão;Aprendizagem;ÉTICA E GESTÃO;Adolescence;Deafness;Affection;Inclusion;Learning
Issue Date: 10-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: FRANCO, Elisângela de Carvalho. O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relevância do afeto na educação de estudantes adolescentes surdos e surdas, visando promover uma educação integral e inclusiva no espaço escolar. Para tanto, a metodologia tem uma abordagem qualitativa, tendo por método a pesquisa de campo, com aplicação de questionários. Os participantes foram estudantes surdos (surdas) e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, da cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. O apoio teórico baseou-se em diversos autores, entre os quais, Boff, Vygotsky, Leis e Decretos. O trabalho está estruturado em três capítulos, constando no primeiro os referenciais teóricos, no segundo os procedimentos da pesquisa de campo e terceiro, análises e discussão dos dados. Portanto, constatou-se que não há uma interação entre o professorado e estudantes no contexto escolar, devido à falta de comunicação entre ambos. A interação não é percebida em sua plenitude, pois a Língua Brasileira de Sinais não é utilizada pelo professorado, comprometendo a relação entre docente e estudante. Mas, apesar da falta de comunicação entre docente e estudantes, constatou-se que o afeto tem contribuído na minimização dessa barreira, permitindo haver uma interação afetiva e promovendo nos estudantes a autoestima e a motivação na aprendizagem.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/437
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franco_ec_tmp305.pdf974.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.