Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFranco, Elisângela de Carvalho
dc.date.accessioned2016-06-17T20:32:11Z-
dc.date.available2014-04-24
dc.date.available2016-06-17T20:32:11Z-
dc.date.issued2013-07-10
dc.identifier.citationFRANCO, Elisângela de Carvalho. O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/437-
dc.description.abstractThe present study is aimed at investigating the relevance of affection in the education of students deaf adolescents and deaf, aiming to promote an integral education and inclusive in the school space. For both, the methodology has a qualitative approach, having by method the field research, with application of questionnaires. The participants were students deaf (deaf) and teachers of the State School for Elementary and Middle level Education Heitor Villa-Lobos, of the city of Ariquemes, Rondonia State. The theoretical support was based on various authors, among whom, Boff, Vygotsky, Laws and Decrees. The work is structured in three chapters, the first, the theoretical framework, the second the procedures of field research and third analyzes and discussion of the data. Therefore, it was found that not there is an interaction between the teachers and students in the school context, due to the lack of communication between both. The interaction is not perceived in its fullness, because the Brazilian Sign Language is not used by the teachers, compromising the relationship between teacher and student. But, despite the lack of communication between teachers and students, it was found that the affection has contributed toward the minimization of this barrier, allowing have an interaction affective and promoting us students to self-esteem and motivation in learning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectAfetopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectÉTICA E GESTÃOpor
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectAffectioneng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectLearningeng
dc.titleO afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443por
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar a relevância do afeto na educação de estudantes adolescentes surdos e surdas, visando promover uma educação integral e inclusiva no espaço escolar. Para tanto, a metodologia tem uma abordagem qualitativa, tendo por método a pesquisa de campo, com aplicação de questionários. Os participantes foram estudantes surdos (surdas) e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, da cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. O apoio teórico baseou-se em diversos autores, entre os quais, Boff, Vygotsky, Leis e Decretos. O trabalho está estruturado em três capítulos, constando no primeiro os referenciais teóricos, no segundo os procedimentos da pesquisa de campo e terceiro, análises e discussão dos dados. Portanto, constatou-se que não há uma interação entre o professorado e estudantes no contexto escolar, devido à falta de comunicação entre ambos. A interação não é percebida em sua plenitude, pois a Língua Brasileira de Sinais não é utilizada pelo professorado, comprometendo a relação entre docente e estudante. Mas, apesar da falta de comunicação entre docente e estudantes, constatou-se que o afeto tem contribuído na minimização dessa barreira, permitindo haver uma interação afetiva e promovendo nos estudantes a autoestima e a motivação na aprendizagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788247504232912por
dc.contributor.advisor1Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franco_ec_tmp305.pdf974.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.