Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/436
Title: A matemática como caminho da inclusão escolar
metadata.dc.creator: Silva, Carlos Alberto Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Inclusão;Síndrome de Down;Matemática;Diaconia;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Inclusion;Down Syndrome;Mathematics;Diakonia
Issue Date: 1-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Carlos Alberto Barbosa. A matemática como caminho da inclusão escolar. 2013. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A exclusão social alcança todos os segmentos da sociedade e não deixa de estar presente no ambiente escolar. Sendo este uma das primeiras portas sociais abertas para o indivíduo, nem sempre está preparado para recebê-lo com suas diferenças. O processo de inclusão deve estar presente em todas as escolas não sendo privilégio de poucos em nome de uma maioria que é prejudicada sem nem mesmo saber o que acontece ao seu redor. As crianças com necessidades especiais, dentre elas, as com Síndrome de Down, são passíveis de inclusão numérica, e neste sentido a escola é um grande aliado da família na busca de uma inclusão efetiva. Para que esta aconteça, é preciso que todos os seus agentes estejam focados em oportunizar uma escola inclusiva. Assim, a inclusão numérica de alunos com necessidades especiais se estabelecerá, a partir do encorajamento dos envolvidos, pais e escola, no sentido da estimulação da criança e da utilização de recursos lúdicos apropriados para a mediação dos conteúdos a serem trabalhados. Através das relações estabelecidas se desenvolverá o potencial lógico-matemático dos alunos. O professor é o principal recurso de uma escola para promover a inclusão a partir da solidariedade, do fazer Diaconia.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/436
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_cab_tmp286.pdf678.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.