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Title: Formação de educadores populares : análise da experiência educativa de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre AEPPA
metadata.dc.creator: Oliveira, Graciete Maria de
metadata.dc.contributor.advisor1: Wachs, Manfredo Carlos
Keywords: Educação popular;Formação continuada;Ressignificação;Práxis educativa;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Popular education;Continuing education;resignification;Educational practice
Issue Date: 18-Dec-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: OLIVEIRA, Graciete Maria de. Formação de educadores populares : análise da experiência educativa de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre AEPPA. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: A dissertação tem como objeto de estudo a formação de educadores populares. Através da perspectiva qualitativa e o método de estudo de caso, investigou-se a práxis de educadores populares de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre - AEPPA, contextualizando a trajetória histórica de creches, analisando a formação e a práxis de educadores desta instituição e verificando sua contribuição Teo-pedagógica. Tem como foco central a reflexão sobre a significação e ressignificação da práxis de educadores populares após a formação continuada proposta pela AEPPA. O texto está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo foi evidenciado que a Teo-pedagogia oferece elementos suficientes para criar uma proposta de educação libertadora. No segundo capítulo o processo metodológico é desenvolvido explicitando todos os elementos da proposta qualitativa de investigação que foi implementada. No terceiro capítulo da dissertação dedicamo-nos à análise dos dados obtidos na pesquisa de campo à luz dos referencias teóricos, destacando os aspectos mais significativos que se aproximam do problema principal dessa dissertação. Na pesquisa constatamos que há toda uma história a ser resgatada e corrigida e propostas a serem concluídas. A inserção dessas educadoras na creche aponta a possibilidade de resgate, através das crianças, do seu lugar como sujeito de direito. Essa possibilidade concretiza-se na AEPPA e no seu compromisso coletivo com a construção de um saber libertador que vai além da dimensão epistemológica, articulando-se ás dimensões política e estética. Esta é a maneira inédita e viável de, democraticamente, ressignificar a atuação da educadora popular no intuito de potencializar sua contribuição para a gestão democrática do trabalho Teo-pedagógico na creche.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/42
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