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dc.creatorOliveira, Graciete Maria de
dc.date.accessioned2016-07-25T15:38:07Z-
dc.date.available2009-05-05
dc.date.available2016-07-25T15:38:07Z-
dc.date.issued2008-12-18
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Graciete Maria de. Formação de educadores populares : análise da experiência educativa de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre AEPPA. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/42-
dc.description.abstractThis dissertation aims at researching the formation of popular educators. Adopting a qualitative perspective and case study method, this investigation was carried out through the investigation into the practice of popular educators from daycare center linked to AEPPA (Popular Educators Association from Porto Alegre),contextualizing the historical development of daycare centers, analyzing the formation and the practice of the educators from this institution (AEPPA), and checking the relationship between teology and educational contexts "Teo-Pedagógica" contribution. Its central focus is the reflection on life experience knowledge and its reconstructed knowledge concerning the practice of popular educators after continuing education proposed by AEPPA. The text is structured into three chapters. In the first chapter, the research has shown that the Teo-pedagogia provides enough evidences to establish a liberating education proposal. In the second chapter, the methodological process is developed explaining all the elements of qualitative perspective proposal that has been implemented. Finally, the third chapter is an analysis of the data collected based on theoretical aspects, highlighting the most significant features related to the main problem of this dissertation.The conclusions of this research indicate that there is a history to be rescued and analyzed as well as proposals to be concluded. Through pupils, the insertion of educators in a daycare center has shown the possibility of redemption of their place as citizens. This possibility is coming true at AEPPA and its collective commitment to the construction of a liberating education that goes beyond the epistemological dimension, articulating to the political and aesthetic dimensions. This is a new feasible way of democratically, resignified the functions of the popular educator in order to maximize its contribution to the Teo-pedagogical democratic management working in daycare centers.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectRessignificaçãopor
dc.subjectPráxis educativapor
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectresignificationeng
dc.subjectEducational practiceeng
dc.titleFormação de educadores populares : análise da experiência educativa de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre AEPPApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795910334550225por
dc.contributor.referee2Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570por
dc.description.resumoA dissertação tem como objeto de estudo a formação de educadores populares. Através da perspectiva qualitativa e o método de estudo de caso, investigou-se a práxis de educadores populares de creches comunitárias vinculadas a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre - AEPPA, contextualizando a trajetória histórica de creches, analisando a formação e a práxis de educadores desta instituição e verificando sua contribuição Teo-pedagógica. Tem como foco central a reflexão sobre a significação e ressignificação da práxis de educadores populares após a formação continuada proposta pela AEPPA. O texto está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo foi evidenciado que a Teo-pedagogia oferece elementos suficientes para criar uma proposta de educação libertadora. No segundo capítulo o processo metodológico é desenvolvido explicitando todos os elementos da proposta qualitativa de investigação que foi implementada. No terceiro capítulo da dissertação dedicamo-nos à análise dos dados obtidos na pesquisa de campo à luz dos referencias teóricos, destacando os aspectos mais significativos que se aproximam do problema principal dessa dissertação. Na pesquisa constatamos que há toda uma história a ser resgatada e corrigida e propostas a serem concluídas. A inserção dessas educadoras na creche aponta a possibilidade de resgate, através das crianças, do seu lugar como sujeito de direito. Essa possibilidade concretiza-se na AEPPA e no seu compromisso coletivo com a construção de um saber libertador que vai além da dimensão epistemológica, articulando-se ás dimensões política e estética. Esta é a maneira inédita e viável de, democraticamente, ressignificar a atuação da educadora popular no intuito de potencializar sua contribuição para a gestão democrática do trabalho Teo-pedagógico na creche.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3534412306641963por
dc.contributor.advisor1Wachs, Manfredo Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679182448370232por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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