Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/416
Title: | O lugar ocupado pelo ensino da geografia na educação de jovens e adultos: cenários de dissertações e teses produzidas no Brasil entre os anos de 2006 a 2009 |
metadata.dc.creator: | Silva, Liziane Bernardes da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nogueira, Sandra Vidal |
Keywords: | Educação de jovens e adultos;Geografia;Currículo;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Education for Youth and Adults;Geography;Curriculum |
Issue Date: | 20-Jun-2013 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | SILVA, Liziane Bernardes da. O lugar ocupado pelo ensino da geografia na educação de jovens e adultos: cenários de dissertações e teses produzidas no Brasil entre os anos de 2006 a 2009. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho final de mestrado aborda uma investigação realizada sobre a contribuição dos conhecimentos geográficos na Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica focalizando dissertações e teses, produzidas no Brasil entre os anos de 2006 e 2009. A EJA é uma modalidade de ensino que tem vislumbrado uma tímida transformação em suas práticas educativas no período compreendido entre meados do século XX e início do século XXI. Nesse sentido, é preciso pensar em políticas públicas voltadas para este segmento. Diante do exposto, tem-se como tema do presente estudo o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos , que se justifica diante da importância que tem para a sociedade ao promover desenvolvimento pessoal, profissional e social do educando e do educador da EJA; sendo também de extrema relevância para o universo educacional, já que a modalidade de ensino em questão é algo em crescente debate e melhoria da qualidade pedagógica e curricular. É de grande relevância também para o mundo acadêmico, porque pode tornar-se fonte de futuras pesquisas, contribuindo para discussões que provoquem mudanças na modalidade de ensino e no componente curricular em questão. Para o futuro profissional é oportunidade de aperfeiçoamento que lhe desenvolverá competências e habilidades na área pesquisada. Além disso, foi um tema que gerou curiosidade de aprofundamento do tema, posto que lhe despertasse a atenção ao observar o modo de ensinar a Geografia na EJA. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/416 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silva_lb_tmp279.pdf | 397.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.