Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Liziane Bernardes da
dc.date.accessioned2016-07-25T15:49:27Z-
dc.date.available2013-11-26
dc.date.available2016-07-25T15:49:27Z-
dc.date.issued2013-06-20
dc.identifier.citationSILVA, Liziane Bernardes da. O lugar ocupado pelo ensino da geografia na educação de jovens e adultos: cenários de dissertações e teses produzidas no Brasil entre os anos de 2006 a 2009. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/416-
dc.description.abstractThis final master s paper deals with an investigation carried out about the contribution of geographic knowledge in Education for Youth and Adults. For this, bibliographic research was carried out focusing on dissertations and theses produced in Brazil between the years of 2006 and 2009. EJA [Education for Youth and Adults] is a modality of teaching which has been able to glimpse a timid transformation in its educational practices within the period between the middle of the 20th century and the beginning of the 21st century. Toward this end it is necessary to think of public policies aimed at this segment. In this light, we have as theme of this study the teaching of Geography in Education for Youth and Adults , which is justified because of the importance this has for society in the promotion of the personal, professional and social development of the EJA student and educator; it is also of extreme relevance for the educational universe, since the modality of teaching in question is being increasingly debated and its pedagogical and curricular quality is being improved. It is also of great relevance for the academic world, because it can become a source for future research, contributing to discussions which can provoke changes in the modality of teaching and in the curricular component in question. For the professional future it is an opportunity for improvement which will help develop competency and abilities in the area researched. Besides this, it was a theme which generated curiosity for deepening knowledge in the theme, since interest was aroused while the way of teaching Geography in EJA was being observed.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectEducation for Youth and Adultseng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleO lugar ocupado pelo ensino da geografia na educação de jovens e adultos: cenários de dissertações e teses produzidas no Brasil entre os anos de 2006 a 2009por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoEste trabalho final de mestrado aborda uma investigação realizada sobre a contribuição dos conhecimentos geográficos na Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica focalizando dissertações e teses, produzidas no Brasil entre os anos de 2006 e 2009. A EJA é uma modalidade de ensino que tem vislumbrado uma tímida transformação em suas práticas educativas no período compreendido entre meados do século XX e início do século XXI. Nesse sentido, é preciso pensar em políticas públicas voltadas para este segmento. Diante do exposto, tem-se como tema do presente estudo o ensino da Geografia na Educação de Jovens e Adultos , que se justifica diante da importância que tem para a sociedade ao promover desenvolvimento pessoal, profissional e social do educando e do educador da EJA; sendo também de extrema relevância para o universo educacional, já que a modalidade de ensino em questão é algo em crescente debate e melhoria da qualidade pedagógica e curricular. É de grande relevância também para o mundo acadêmico, porque pode tornar-se fonte de futuras pesquisas, contribuindo para discussões que provoquem mudanças na modalidade de ensino e no componente curricular em questão. Para o futuro profissional é oportunidade de aperfeiçoamento que lhe desenvolverá competências e habilidades na área pesquisada. Além disso, foi um tema que gerou curiosidade de aprofundamento do tema, posto que lhe despertasse a atenção ao observar o modo de ensinar a Geografia na EJA.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6345383109738626por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1164669318007879por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_lb_tmp279.pdf397.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.