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dc.creatorBispo, Luciana Santos
dc.date.accessioned2016-07-25T15:49:10Z-
dc.date.available2013-11-26
dc.date.available2016-07-25T15:49:10Z-
dc.date.issued2013-08-07
dc.identifier.citationBISPO, Luciana Santos. Coesão e fé: das estratégias de coesão textual às manifestações da fé sintético-convencional presentes nas cartas pessoais produzidas na escola. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/415-
dc.description.abstractThis work presents the results of a field research carried out with adolescents. The goal was to comprehend the strategies of referential cohesion and the characteristics of the conventional-synthetic faith in letters produced in the school. Based on the textual production of students the research revealed that the pronominal anaphoras and the ellipses were the resources of referential cohesion which were most used as collaborating linguistic elements in the construction of the textual fabric. With regard to the faith of the adolescent, it was observed with this research that, in fact, they are living stage 3 of the faith, that is, the conventional-synthetic faith postulated by James Fowler; being as one can identify in all the letters produced the presence of at least four of the five characteristics presented by the referred author as representative of this stage of the faith characteristic of adolescents. That is: in adolescence the image of God becomes more personal, more intimate; the identity of the adolescent youth is molded by the groups to which they belong (family and religious community). Adolescents have within them a model of faith, inherited from the family, from the groups in which they are involved, in other words, it is a non-analyzed faith and the expectation, in this phase of life, is centered on the external authority. The research also revealed that the adolescents use the faith they have as strategies for life cohesion. Thus they find in the faith the hope and courage to overcome challenges, undertake struggles to draw objectives and goals always trusting in the existence of the Transcendent, in this case, represented by the figures of God and/or Jesus Christ, who drives them, above all, to believe in the power of the faith and to live according to what they profess.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoesão textualpor
dc.subjectAnáfora pronominalpor
dc.subjectElipsepor
dc.subjectCatáforapor
dc.subjectCartapor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectFé sintético convencional.por
dc.subjectEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEpor
dc.subjectTextual cohesioneng
dc.subjectPronominal anaphoraeng
dc.subjectEllipseseng
dc.subjectCataphoraeng
dc.subjectLettereng
dc.subjectAdolescenteng
dc.subjectConventional-Synthetic Faitheng
dc.titleCoesão e fé: das estratégias de coesão textual às manifestações da fé sintético-convencional presentes nas cartas pessoais produzidas na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Wondracek, Karin Hellen Kepler
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308804580424239por
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo realizada com adolescentes. O objetivo foi compreender as estratégias de coesão referencial e as características da fé sintético-convencional nas cartas produzidas na escola. A partir da produção textual de alunos e alunas, a pesquisa revelou que as anáforas pronominais e as elipses foram os recursos de coesão referencial que mais atuaram como elementos linguísticos colaboradores na construção da tessitura textual. No que se refere à fé do/da adolescente, constatou-se com esta pesquisa que de fato eles e elas estão vivendo o estágio 3 da fé, ou seja, a fé sintético-convencional postulada por James Fowler; posto que em todos as cartas produzidas se pode identificar as presenças de pelo menos quatro das cinco características apresentas pelo referido autor como representativas deste estágio da fé característico dos adolescentes. A saber: na adolescência a imagem de Deus torna-se mais pessoal, mais próxima; a identidade dos/das jovens adolescentes é moldada pelos grupos que pertencem (família e comunidade religiosa), adolescentes possuem em si um modelo de fé, herdado da família, dos grupos nos quais estão inseridos, ou seja, é uma fé não analisada; e, a expectativa, nesta fase da vida, está centrada na autoridade externa. A pesquisa revelou, ainda, que os/as adolescentes utilizam a fé que possuem como estratégias de coesão de vida. Sendo assim, eles/elas encontram na fé a esperança e a coragem para vencer desafios, empreendem batalhas para traçarem objetivos e metas confiando sempre na existência do Transcendente, neste caso, representado nos pelas figuras de Deus e/ou de Jesus Cristo, que os impulsionam, sobretudo, a acreditarem no poder da fé a viver de acordo com o que professam.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7670751952436004por
dc.contributor.advisor1Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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