Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/412
Title: Os desafios e as perspectivas da formação de professores do estado do Piauí e os impactos na prática pedagógica
metadata.dc.creator: Almeida, Ana Maria da Mata
metadata.dc.contributor.advisor1: Nogueira, Sandra Vidal
Keywords: Formação Continuada;Educação Básica;Políticas Educacionais;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE;Continuing Education;Basic Education;Educational Policy
Issue Date: 14-Jun-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: ALMEIDA, Ana Maria da Mata. Os desafios e as perspectivas da formação de professores do estado do Piauí e os impactos na prática pedagógica. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Com a abertura democrática do Brasil a partir dos anos de 1980 e a consequente vinculação das políticas públicas dos anos de 1990 aos modelos ditos neoliberais, viu-se no país surgirem nichos de comercialização da educação em todos os seus níveis. Tal processo vinculou propostas e normativas que intentavam melhorar a educação nos níveis iniciais e potencializar a formação continuada de profissionais da educação básica. No entanto, o que se tem visto são propostas no âmbito da legislação da União e dos Estados, no que diz respeito à gerência de formação e aperfeiçoamento de pessoal e as consequentes abonações e melhorias para a classe, sem que sejam pensadas no nível de políticas públicas as formas de articulação da consecução estratégica necessária à formação continuada, ficando tal tarefa sob a responsabilidade individual dos profissionais da educação básica, marcadamente nos moldes do modelo de mercado. Nesse sentido, o presente trabalho quer refletir introdutoriamente a temática respeitante à formação continuada no Estado do Piauí.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/412
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
almeida_amm_tmp276.pdf534.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.