Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/408
Title: Altar e Ambão: a presença de Cristo na palavra e na eucaristia, visível no espaço sagrado da comunidade
metadata.dc.creator: Delgado, Enrique Antonio Illarze
metadata.dc.contributor.advisor1: Adam, Júlio Cézar
Keywords: Transcendentais;Presença de Cristo;Espaço litúrgico;Altar;Ambão;TEOLOGIA PRÁTICA;Transcendentals;Presence of Christ;Liturgical Space;Altar;Ambo
Issue Date: 15-Mar-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: DELGADO, Enrique Antonio Illarze. Altar e Ambão: a presença de Cristo na palavra e na eucaristia, visível no espaço sagrado da comunidade. 2013. 265 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de um estudo aprofundado e diversificado sobre o espaço litúrgico cristão, lugar de encontro da comunidade de fé com seu senhor, Jesus Cristo, Logos encarnado, visível na Palavra e no Pão e no Vinho da refeição eucarística, e expressos nos focos físicos do ambão e da mesa/altar. O estudo do tema leva, em primeiro lugar, à investigação sobre as características que devem ter um espaço físico de teofania, vinculadas aos transcendentais de Beleza, Bondade, Verdade e Harmonia, que Platão entendia como da essência divina. Busca-se entender como esses transcendentais foram observados ao longo dos tempos também no pensamento de Plotino, Agostinho, Kant e Hegel. Em seguida, de forma multidisciplinar, são apresentadas as contribuições de uma teologia da estética e dos sacramentos, em diálogo com a Filosofia, a Ética, a História, a Arquitetura, a Filosofia da Arquitetura, a Liturgia e as Santas Escrituras, nas tradições cristãs do anglicanismo, do luteranismo e do catolicismo romano. Há desdobramentos sobre a reflexão e o trabalho de arquitetos em torno da expressão concreta da imanência e da transcendência divinas na arquitetura, tentando expressar o Inexpressável, e vinculando assim a Bela Arte da Arquitetura ao campo da fé cristã. A seguir, uma exaustiva pesquisa é realizada em torno ao ambão e ao altar, focos físicos da Presença divina, interpretando- os a partir de tipologias teológicas e de sua utilização nas três denominações acima mencionadas. Finalizando, tendo como base teórica a filosofia da arquitetura e a hermenêutica filosófica de Gadamer, analisa espaços litúrgicos concretos, projetados e construídos pela arquiteta Maria Inês Bolson Lunardini, especializada em arquitetura sacra na cidade e na área metropolitana de Porto Alegre (RS). Assim o estudo teórico realizado ao longo do corpo do trabalho dialoga com um contexto concreto. A tese mostra que ambão e a mesa/altar são, no contexto do espaço sagrado onde a comunidade de fé é convocada e se congrega, o lugar da Presença viva do Logos Encarnado.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/408
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
illarze_delgado_ea_td118-Texto.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.