Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/394
Title: O relacionamento entre pais e filhos fundamentado em princípios cristãos
metadata.dc.creator: Silva, Ilton Antonio da
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Relacionamento;Pais e Filhos;Desenvolvimento Humano;Princípios Bíblicos;Testemunho;Amor;LEITURA E ENSINO DA BÍBLIA;Relationship;Parents and Children;Human Development;Biblical Principles;Witness;Love
Issue Date: 18-Jul-2013
Publisher: Faculdades EST
Citation: SILVA, Ilton Antonio da. O relacionamento entre pais e filhos fundamentado em princípios cristãos. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa é bibliográfica, perscruta as Escrituras Sagradas, literaturas de teor secular e busca deixar um norte com fundamentação psicológica e cristã sobre o relacionamento de pais e filhos nos anos iniciais do ser humano. Destaca a importância do desenvolvimento humano e o valor dos saberes desse processo formativo, pois cooperará para a formação apropriada da criança. Descreve a imputabilidade necessária desde a existência intrauterina, pois a vida do ser humano principia no momento em que as células germinais originárias dos pais se encontram. Aborda o desenvolvimento da personalidade que se desenvolve desde o nascimento e a importância do posicionamento adequado dos pais ancorado no bom testemunho. Realça que o conhecimento dos fatores que permeia a existência da criança ajudará na formação dos filhos dentro de relações afetuosas e efetivas. Menciona princípios e conceitos bíblicos que norteiam a relação nos anos formativos da criança, destacando o lar como instituição de alta relevância na constituição do ser humano. Versa que, no contexto cristão, a fé começa em casa, onde a instrução e testemunho dos pais enraízam os preceitos divinos nos filhos, de forma que Deus estará presente nas experiências diárias. Frisa o amor como via integradora para a construção de relacionamentos saudáveis e efetivos, realçando-o como a inusitada conjuntura em que a vida cumpre os seus desígnios, sendo a base de relações sólidas, especialmente a dimensão do amor incondicional. Significa o pedir perdão e o perdoar como atitudes fundamentais que nutrem a interação. Explicita a disciplina na contextura de ensinar à criança o caminho apropriado, porém, notifica que a criança só responderá de forma positiva se sentir verdadeiramente amada e aceita. Especifica que dentro dessas características o amor será adequado e funcionará como via integradora eficaz no relacionamento com os filhos.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/394
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_ia_tmp308.pdf730.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.