Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ilton Antonio da
dc.date.accessioned2016-07-25T15:39:27Z-
dc.date.available2013-09-11
dc.date.available2016-07-25T15:39:27Z-
dc.date.issued2013-07-18
dc.identifier.citationSILVA, Ilton Antonio da. O relacionamento entre pais e filhos fundamentado em princípios cristãos. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/394-
dc.description.abstractThe research is bibliographic; it investigates the Holy Scriptures, secular literature and seeks to leave a guideline with a psychological and Christian foundation about the relationship of parents and children in the initial years of the human being. It highlights the importance of the human development and the value of knowledge of this formative process, since this cooperates with the appropriate formation of the child. It describes the necessary responsibility beginning with the intrauterine existence, since the life of the human being begins at the moment that the originating germinal cells of the parents meet. It deals with the development of the personality which develops beginning with the birth and the importance of the adequate posturing of the parents anchored in the good witness. It highlights that the knowledge of the factors which permeate the existence of the child will help in the formation of the children within affectionate and effective relations. It mentions biblical principles and concepts which guide the relation in the formative years of the child, pointing out the home as an institution of high relevance in the constitution of the human being. It says that in the Christian context, the faith begins in the home, where the instruction and witness of the parents implant the divine precepts in the children so that God is present in the daily experiences. It emphasizes love as the integrating path for the construction of healthy and effective relationships, highlighting it as the uncommon conjuncture in which life fulfills its designs, being the base of solid relations, especially the dimension of unconditional love. It means that asking forgiveness and forgiving are fundamental attitudes which nourish the interaction. It explains discipline in the contexture of teaching the child the appropriate path, however it warns that the child will only respond positively if it feels truly loved and accepted. It specifies that within these characteristics the love will be adequate and will work as an integrating effective path in the relationship with the children.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelacionamentopor
dc.subjectPais e Filhospor
dc.subjectDesenvolvimento Humanopor
dc.subjectPrincípios Bíblicospor
dc.subjectTestemunhopor
dc.subjectAmorpor
dc.subjectLEITURA E ENSINO DA BÍBLIApor
dc.subjectRelationshipeng
dc.subjectParents and Childreneng
dc.subjectHuman Developmenteng
dc.subjectBiblical Principleseng
dc.subjectWitnesseng
dc.subjectLoveeng
dc.titleO relacionamento entre pais e filhos fundamentado em princípios cristãospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Klein, Remi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880por
dc.description.resumoA pesquisa é bibliográfica, perscruta as Escrituras Sagradas, literaturas de teor secular e busca deixar um norte com fundamentação psicológica e cristã sobre o relacionamento de pais e filhos nos anos iniciais do ser humano. Destaca a importância do desenvolvimento humano e o valor dos saberes desse processo formativo, pois cooperará para a formação apropriada da criança. Descreve a imputabilidade necessária desde a existência intrauterina, pois a vida do ser humano principia no momento em que as células germinais originárias dos pais se encontram. Aborda o desenvolvimento da personalidade que se desenvolve desde o nascimento e a importância do posicionamento adequado dos pais ancorado no bom testemunho. Realça que o conhecimento dos fatores que permeia a existência da criança ajudará na formação dos filhos dentro de relações afetuosas e efetivas. Menciona princípios e conceitos bíblicos que norteiam a relação nos anos formativos da criança, destacando o lar como instituição de alta relevância na constituição do ser humano. Versa que, no contexto cristão, a fé começa em casa, onde a instrução e testemunho dos pais enraízam os preceitos divinos nos filhos, de forma que Deus estará presente nas experiências diárias. Frisa o amor como via integradora para a construção de relacionamentos saudáveis e efetivos, realçando-o como a inusitada conjuntura em que a vida cumpre os seus desígnios, sendo a base de relações sólidas, especialmente a dimensão do amor incondicional. Significa o pedir perdão e o perdoar como atitudes fundamentais que nutrem a interação. Explicita a disciplina na contextura de ensinar à criança o caminho apropriado, porém, notifica que a criança só responderá de forma positiva se sentir verdadeiramente amada e aceita. Especifica que dentro dessas características o amor será adequado e funcionará como via integradora eficaz no relacionamento com os filhos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.contributor.advisor1Reblin, Iuri Andréas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4008773551065957por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_ia_tmp308.pdf730.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.