Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/39
Title: Formação continuada do professor(a) alfabetizador(a) : uma pesquisa-ação
metadata.dc.creator: Reis, Celidalva Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Formação continuada;Pesquisa-ação;Narrativas-registros;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA;Continued formation;Research-action;Narrative-registers
Issue Date: 10-Oct-2008
Publisher: Faculdades EST
Citation: REIS, Celidalva Sousa. Formação continuada do professor(a) alfabetizador(a) : uma pesquisa-ação. 2008. 85 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008.
metadata.dc.description.resumo: A formação continuada do professor(a) alfabetizador(a): uma pesquisa-ação apresentou as características da construção do conhecimento sobre o processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional dos alfabetizadores. Essa dissertação contém elementos da pesquisa-ação, visto que as intervenções e mediações ocorreram durante o projeto, de maneira que os conhecimentos foram construídos e reconstruídos coletivamente entre todos os participantes pesquisadores. Nessas condições, objetivei analisar as contribuições das narrativas-experiências no processo de formação e autoformação construída coletivamente, descrevendo as relações estabelecidas entre teoria e prática alfabetizadora. Nesse sentido, os referenciais teóricos adotados perpassaram dentre outros, por Freire; Nóvoa e Josso. A coleta de dados consistiu dos relatos orais e escritos, como também das observações in loco. A pesquisa apresenta resultados que enfatizam as principais contribuições da formação continuada no espaço escolar, a saber: os relatos/registros/narrativas se transformaram em ferramentas de reflexão-ação para o grupo; a maioria dos professores já conseguia fazer a relação teoria-prática dos temas e experiências em sala de aula; no grupo já se destacava um número significativo de alfabetizadores que narravam sobre suas práticas e confrontavam com as colegas; a formação instrumentalizou o professor, oferecendo meios, caminhos para organizar-se em torno dos quatro pilares da aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos e explicitou a construção identitária do alfabetizador, assumindo coletivamente o controle de sua própria prática. Esses resultados assinalam que a utilização das narrativas na formação continuada é positiva e que a sua continuidade faz-se necessária para que as remanescentes concepções tradicionais e as práticas de ensino permeadas por paradigmas conservadores sejam gradualmente superadas.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/39
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
reis_cs_tmp73.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.