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http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/37
Title: | O sujeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a educação na Igreja Metodista |
metadata.dc.creator: | Dorneles, Simone Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Deifelt, Wanda |
Keywords: | Educação na Igreja Metodista;Teologia feminista;Gênero;Education in the Methodist Church;Feminist Liberation Theology;Gender;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
Issue Date: | 1-Aug-2006 |
Publisher: | Faculdades EST |
Citation: | DORNELES, Simone Silva. O sujeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a educação na Igreja Metodista. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006. |
metadata.dc.description.resumo: | O Sujeito do Discurso é uma leitura de gênero do discurso de educação para a cidadania presente nas Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista (DEIM), documento que integra o Plano para a Vida e a Missão da Igreja (PVMI) promulgado no XIII Concílio Geral da Igreja Metodista no ano de 1982. O referencial teórico escolhido para uma possível leitura de gênero é a produção teológica feminista da libertação e a análise de discurso enquanto uma abordagem metodológica qualitativa de pesquisa nas ciências sociais. Neste trabalho, toma-se a proposta hermenêutica crítica feminista de Elizabeth Schüssler Fiorenza e os estudos sobre a linguagem de Eni Puccinelli Orlandi para a desconstrução e significação do discurso educacional do documento em estudo. O texto está organizado em três capítulos, a partir dos passos da hermenêutica crítica feminista Ver, Nomear e Reconstruir. No primeiro capítulo, Ver representa visibilizar a história educacional da Igreja Metodista; no segundo capítulo, Nomear implica identificar as filiações discursivas que caracterizam o documento inspirado na Teologia da Libertação e na tradição pedagógica brasileira; no terceiro capítulo, Reconstruir significa reler o discurso de educação para a cidadania desde os aportes da Teologia Feminista da Libertação. Uma leitura de gênero das Diretrizes para a Educação é um exercício de suspeita em relação à construção discursiva do documento; suspeita esta que se transformou em premissa e orientou este trabalho ao perguntar ao texto sobre o sujeito que enuncia o discurso de educação para a cidadania dessa confissão religiosa evangélica. |
URI: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/37 |
Appears in Collections: | Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST |
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