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dc.creatorDorneles, Simone Silva
dc.date.accessioned2016-07-25T16:00:44Z-
dc.date.available2007-04-13
dc.date.available2016-07-25T16:00:44Z-
dc.date.issued2006-08-01
dc.identifier.citationDORNELES, Simone Silva. O sujeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a educação na Igreja Metodista. 2006. 125 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/37-
dc.description.abstractThe Subject of Discourse is a reading of gender of the discourse of education for citizenship which is present in the Guidelines for Education in the Methodist Church. These guidelines are found in the Plan for the Life and Mission of the Church, a document which was approved in 1982 at the XIII General Conference of the Methodist Church. The theoretical reference chosen for a possible reading of gender is work produced in the area of Feminist Liberation Theology. Discourse analysis is used as a qualitative methodological research approach in Social Sciences. In this study, the critical feminist hermeneutical proposal of Elizabeth Schüssler Fiorenza and the language studies of Eni Puccinelli Orlandi are used in order to deconstruct and give meaning to the educational discourse of the document in question. The text is organized into three chapters, based upon critical feminist hermeneutics: See, Name and Reconstruct. In the first chapter, See represents a visualization of the educational history of the Methodist Church; in the second chapter, Name implies the identification of the branches of discourse which characterize the document inspired by Liberation Theology and Brazilian pedagogical tradition; in the third chapter, Reconstruct means a rereading of the discourse of education for citizenship from the perspectives of Feminist Liberation Theology. A reading of gender of the Guidelines for Education is a suspect exercise in relation to the document s construction of discourse. This conjecture was transformed into a premise and thus oriented this study by asking the text about the subject that articulates this evangelical religious confession s discourse of education for citizenship.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherFaculdades ESTpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação na Igreja Metodistapor
dc.subjectTeologia feministapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducation in the Methodist Churcheng
dc.subjectFeminist Liberation Theologyeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectRELIGIÃO E EDUCAÇÃOpor
dc.titleO sujeito do discurso: uma leitura de gênero das diretrizes para a educação na Igreja Metodistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.referee1Pauly, Evaldo Luis
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187415721002122por
dc.contributor.referee2Eggert, Edla
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360909218928418por
dc.description.resumoO Sujeito do Discurso é uma leitura de gênero do discurso de educação para a cidadania presente nas Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista (DEIM), documento que integra o Plano para a Vida e a Missão da Igreja (PVMI) promulgado no XIII Concílio Geral da Igreja Metodista no ano de 1982. O referencial teórico escolhido para uma possível leitura de gênero é a produção teológica feminista da libertação e a análise de discurso enquanto uma abordagem metodológica qualitativa de pesquisa nas ciências sociais. Neste trabalho, toma-se a proposta hermenêutica crítica feminista de Elizabeth Schüssler Fiorenza e os estudos sobre a linguagem de Eni Puccinelli Orlandi para a desconstrução e significação do discurso educacional do documento em estudo. O texto está organizado em três capítulos, a partir dos passos da hermenêutica crítica feminista Ver, Nomear e Reconstruir. No primeiro capítulo, Ver representa visibilizar a história educacional da Igreja Metodista; no segundo capítulo, Nomear implica identificar as filiações discursivas que caracterizam o documento inspirado na Teologia da Libertação e na tradição pedagógica brasileira; no terceiro capítulo, Reconstruir significa reler o discurso de educação para a cidadania desde os aportes da Teologia Feminista da Libertação. Uma leitura de gênero das Diretrizes para a Educação é um exercício de suspeita em relação à construção discursiva do documento; suspeita esta que se transformou em premissa e orientou este trabalho ao perguntar ao texto sobre o sujeito que enuncia o discurso de educação para a cidadania dessa confissão religiosa evangélica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeologiapor
dc.publisher.programPrograma de Teologiapor
dc.publisher.initialsESTpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8701642734872461por
dc.contributor.advisor1Deifelt, Wanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595912286718252por
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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